Ações de prevenção marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids em Estrela

Com foco na prevenção, serão distribuídos folhetos, calendários e feitos testes rápidos

764
Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

A Secretaria da Saúde de Estrela, através do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realiza ações nesta sexta-feira – 1ª de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids – visando à prevenção desta e outras doenças. Durante todo o dia, a partir das 8h, a equipe da unidade fará a distribuição de material informativo, calendários e preservativos à população, no centro da cidade. Já no Caps, localizado na Rua 13 de Maio, 378,  quem quiser poderá fazer testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV. O atendimento será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Para fazer o teste é necessário apresentar documento de identificação.

O SAE também está distribuindo à população calendários de 2018. O diferencial é que cada mês destaca datas importantes relacionadas à saúde da população, com orientações para a prevenção e tratamento de doenças. O Serviço de Assistência Especializada em Estrela é regional, e funciona em parceria entre o município e o governo federal. Pacientes de várias cidades são atendidas na unidade, que se localiza na Avenida Rio Branco, nº 1127, no Bairro Oriental, das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data – 1º de dezembro – serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha  seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

- publicidade -