Unisc empossa reitoria para quadriênio 2018-2021

2339
Vice-reitor Rafael Henn (e), reitora Carmen Lúcia e ex-vice-reitor Eltor Breunig

O auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu, na manhã desta quarta-feira (20/12), a cerimônia de posse da reitoria para o quadriênio 2018-2021.

A reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer foi reeleita em pleito realizado no mês de novembro. Reconduzida ao cargo, ela terá a companhia do vice-reitor Rafael Frederico Helfer.

Carmen Lúcia assina termo de posse

Em sua fala, a reitora destacou que “o ser é aperfeiçoado para a vida. O mundo muda com celeridade. Pensar soluções novas nunca foi tão necessário. Fazer pensar é a essência de existirmos”.

Para Carmen Lúcia, “não se ensina sem afetividade. Educação é amor. Onde não há amor, é impossível ensinar. Oxigenar ideias é valioso. Com intercâmbio de saberes, juntos vamos avançar. Para chegar longe, precisa-se parcerias. Mudar é o que esperam de nós. Mudar com responsabilidade”.

Carmen Lúcia destacou a mudança responsável para a sustentabilidade

Eltor Breunig, vice-reitor da gestão que se encerrou, abriu as falas e fez uma avaliação de como gerir uma universidade comunitária. Destacou conquistas importantes, momentos difíceis vividos e lançou desafios futuros, além de agradecer a todos que colaboraram no período.

O presidente do Comung e reitor da UPF, José Carlos de Souza, falou das dificuldades impostas às universidades comunitárias. “O governo tem dificultado e desprestigiado as comunitárias e incentivado as privadas”, salientou.

O vice-presidente da Abruc e reitor da Univates, Ney Lazzari, lembrou que a Unisc é comunitária, não tem dono e tem a comunidade na retaguarda. Ainda ressaltou que o embrião da lei das universidades comunitárias foi produzido por professores da Unisc. Deu ênfase ao grande número de universidades comunitárias no RS e SC (30 de 67 afiliadas à Abruc).

Também foram empossados os gestores das pró-reitorias, dos departamentos, dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação Stricto Sensu.

Pró-reitores de ensino também tomaram posse na cerimônia

Os pró-reitores empossados foram:

– Elenor José Schneider (Graduação)

– Andréia Valim (Pesquisa e pós-graduação)

– Dorivaldo Brites de Oliveira (Administração)

– Angelo Hoff (Extensão e Relação Comunitária)

– Marcelino Hoppe (Planejamento e Desenvolvimento)

- publicidade -