Teutônia Futsal anuncia 11 atletas

2798
Valdair Kliks, presidente da ASTF

O presidente da ASTF – Teutônia Futsal, Valdair Kliks, anunciou os primeiros 11 jogadores para a temporada 2018 da equipe para disputar a Série Bronze do Gauchão de Futsal 2018. Participando do programa Bola na Trave da Rádio Popular FM, o dirigente enfatizou que a prioridade é dar oportunidade aos atletas locais, “sem obsessão por título neste momento”. Isto também permitirá uma pré-temporada mais longa, iniciando já em fevereiro.

Os primeiros 11 atletas divulgados são todos da região. Por enquanto, os mais experientes são o goleiro Rafa, os alas Oscar e Waguinho e o pivô Maiquel. Os demais são oriundos do grupo de transição que iniciou no ano passado e outros destaques do futsal e do futebol amador. “Vamos dar oportunidade aos jovens para consolidar uma base para buscar títulos nos próximos anos. Eles estão motivados com a proposta de trabalho”, reforça Valdair Kliks.

Este grupo e mais alguns que podem ser incorporados nos próximos dias iniciarão a pré-temporada em fevereiro, com três semanas de preparação física em uma academia parceira da ASTF. Depois, o grupo passará a fazer treinamentos táticos e trabalhos com bola, sob o comando do técnico Christian Carniel, que também continuará na coordenação dos núcleos sociais.

A decisão de fazer uma equipe mais “caseira” também é baseada na situação financeira. “As experiências de Série Ouro (2014-2015-2016) nos deram a certeza que é preciso dinheiro para competir com os grandes. Então, por enquanto, vamos nos estruturar e fazer futsal com pés no chão”, acrescenta o presidente Valdair Kliks.

Apesar disso, não estão descartados reforços de atletas mais experientes ao longo da temporada, como Dionízio, Karoki, Bruno Reis, Biel, entre outros. Tudo dependerá dos recursos financeiros que a entidade conseguir captar junto a empresas, por intermédio de projeto estadual de ICMS (a ser apreciado em fevereiro) e projeto federal de Imposto de Renda. “Vamos ter uma primeira conversa com esses jogadores, mas se tiverem uma proposta muito boa de outro clube neste momento, não teremos como segurar, porque não há receita suficiente para suprir os investimentos”, salienta.

O orçamento da ASTF é composto por recursos da Prefeitura de Teutônia (totalmente destinados aos núcleos sociais por força legal), repasses diretos das cooperativas (custeiam núcleos sociais, categoria de base e viagens) e os projetos federais e estaduais (dependem de captação de empresas). Em 2017, a Teutônia Futsal foi contemplada com projeto estadual, com participação das empresas Gota Limpa e New Tintas.

Atletas já confirmados

Goleiros – Rafa e Pott
Alas e fixos – Waguinho, Oscar, Pedro, Paulo Gomes, Talys, David Chaves e Luan Vedoy
Pivôs – Maiquel e Alex Júnior

- publicidade -