Volta às aulas em Estrela já movimenta mais de 1,5 mil alunos 

1041
Crianças reencontraram seus colegas esta semana/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgaçã

A segunda semana de fevereiro marcou o início da aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Estrela. As 11 unidades reabriram as portas para receber mais de 1,5 mil alunos. Durante o mês de janeiro a Secretaria de Educação efetivou melhorias e reformas nos estabelecimentos educacionais infantis. As equipes diretivas e funcionários realizaram reuniões pedagógicas e organizaram os espaços escolares para receber os pequenos e suas famílias.

“Aproveitamos muito bem este período. Fizemos ajustes, tanto de pessoal como de espaços, buscamos

Mesas do refeitório do educandário também foram trocadas/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgaçãoo

adequações para atender as demandas que surgiram, realizamos melhorias físicas e contamos com reforços humanos”, destaca o secretário da pasta, Marcelo Mallmann. “Ainda temos um pequeno déficit de vagas pois este sempre surge no início de cada ano já que, tendo um ensino municipal de qualidade, de referência, ele é cada vez mais procurado. O que precisamos é, dentro de nossas possibilidades, procurar saná-las”. Para tanto está no projeto da pasta a abertura, ainda este ano, de duas novas Emeis, no Bairro Moinhos e na localidade de Arroio do Ouro. “Isso por meio de uma modalidade de parceria público-privada”, ressalta. “O que não podemos é desperdiçar verba para realizar melhorias naquilo em que já investimos, como o fato ocorrido na Emei Girassol”, ressalta ele, sobre a escola que foi vítima de atos de vandalismo.

 

Vandalismo

Entre as unidades que receberam melhorias está a Emei Girassol, no Bairro Boa União, que contou com a colocação de novos forros, salas pintadas, instalação de ares-condicionados entre outras melhorias como mesas de refeitório. Contudo, na terça-feira à noite, uma lixeira situada na calçada ao lado da escola, mas que não é utilizada pela instituição educacional, pegou fogo. Segundo denúncias e investigações, em ato de vandalismo. As chamas cresceram e atingiram parte do telhado, um dos novos aparelhos de ar-condicionado e forro. Só não se espalharam ainda mais para a área interna do espaço devido à rápida intervenção de moradores vizinhos. Mesmo que o espaço precise outra vez receber algumas melhorias na área externa, não deixará de ser utilizado.

Ensino Fundamental

Já as atividades nas nove escolas de Ensino Fundamental serão retomadas dia 16. Nesta data e nos dias 19 e 20 ocorrerão formação e organização para preparar o início do ano letivo. Os 2.049 alunos matriculados voltam às salas de aula em 21 de fevereiro. Ao todo a rede municipal deverá receber 240 novos alunos. A Smed, mesmo com o corte de verbas do governo federal para o atendimento no turno inverso, vai manter o serviço, atendendo mais de 600 crianças com recursos próprios. O turno inverso funciona nas escolas Pedro Jorge Schmidt (Delfina), Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Auxiliadora), Odilo Afonso Thomé (Imigrantes), Ruth Markus Huber (Boa União), José Bonifácio (Costão) e Arnaldo Diehl (Linha Lenz).

- publicidade -