Prefeitura de Lajeado, Emater e produtores se organizam para abrir feira de orgânicos

713
Sandri explicou sobre a Praça do Papai Noel, local onde funcionará a Feira Agroecológica Regional/Crédito da foto: Rafael Scheeren Grün/Divulgação

Os primeiros passos para o estabelecimento de uma Feira Agroecológica Regional em Lajeado estão sendo dados. Nesta sexta-feira (09), no salão de eventos da Prefeituira de Lajeado, produtores rurais e feirantes de Lajeado e região se reuniram com técnicos da Emater e com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Douglas Sandri, para tirar o projeto do papel. De início, o técnico da Emater, Lauro Bernardi, fez uma explanação que abordou o cenário regional da produção orgânica, mencionando a experiência da Feira realizada na Univates, critérios para poder participar na feira, entre outros detalhes pertinentes a organização de uma feira que consiga ser bem sucedida, contemplando as necessidades dos produtores rurais e atendendo aos interesses do consumidor final.

Conforme ficou estabelecido na reunião, a feira terá como fornecedores agricultores familiares agroecologistas, que fornecerão produtos que tenham origem conhecida e qualidade devidamente comprovada através de Organismo de Avaliação de Conformidade. Também deverá ser formalmente criada uma Comissão de Regulamentação da Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas. Serão aceitos como fornecedores os agricultores familiares que estiverem em fase de conversão mediante adoção de um Plano de Manejo Orgânico (PMO). Contudo, este prazo de conversão cessará após um ano de funcionamento da feira, de modo que os agricultores realmente se credenciem legalmente como produtores de alimentos orgânicos.

Em seguida, o titular da Sedetag, Douglas Sandri, explicou sobre a Praça João Zart Sobrinho, popularmente conhecida como Praça do Papai Noel, onde deverá se estabelecer a feira. Reunião com a Associação de Moradores do Bairro Americano, onde se localiza a praça, bem como com a Construtora Diamond, que adotou a praça alguns anos atrás e é responsável pela sua manutenção, já foram realizadas para concordância com a proposta. Inicialmente, a feira será montada a cada dia em que se realizar, sendo avaliadas as necessidades e o seu andamento para, posteriormente, a administração municipal investir recursos na construção da estrutura permanente que acomodará a feira. A princípio, os produtores decidiram por realizar a feira semanalmente, sempre nas segundas-feiras à tarde. O horário definido será das 15h às 19h, podendo sofrer ajustes conforme a época do ano e deliberações do Grupo Gestor, que está em formação. A intenção é iniciar no mês de maio de 2018 a feira. Até o momento, os grupos de produtores interessados na feira são Orgânicos de Alto Arroio Alegre, Saúde com Orgânicos, Orgânicos do Vale e Defensores da Natureza. A próxima reunião para tratar sobre o assunto será no dia 16/03, às 9h30, na Sedetag, localizada na Rua Júlio de Castilhos, 171, centro de Lajeado.

- publicidade -