Encontro da Saúde reúne moradores de Novo Paraíso  

Sétima comunidade do interior teve oportunidade de participar da interação com equipe da Secretaria Municipal de Saúde

701
Amarildo Boaria e Carmen Liane Hentschke explanaram sobre serviços disponíveis e realizados e sanaram dúvidas dos participantes

A Secretaria Municipal da Saúde de Estrela realizou, na noite desta quarta-feira (04/04), mais uma edição do Encontro da Saúde, iniciativa da pasta que teve sua arrancada ao fim de 2017 e que no corrente ano já realizou sete reuniões com a comunidade estrelense, em bairros e localidades do interior. Ainda em abril o roteiro de encontros passará pela Linha Geraldo (12/04), Linha Lenz (18) e São Jacó (25). A participação é franca e aberta a pessoas de outras comunidades.

Agora foi a vez dos moradores de Novo Paraíso terem acesso à prestação de contas, ao balanço dos serviços prestados e ações realizadas pela pasta. Na reunião ocorrida na Comunidade Evangélica local, os participantes conferiram ainda uma pequena palestra da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Carmen Hentschke, sobre o combate de doenças, e uma explanação do técnico em enfermagem Amarildo Boaria, coordenador da Unidade Móvel de Saúde de Estrela, sobre os serviços prestados no ônibus, entre eles os odontológicos e médicos. Os cidadãos também puderam apresentar demandas, críticas e sugestões.

O secretário Elmar Schneider faz uma avaliação dos encontros realizados. “Eles têm sido muito positivos. As pessoas têm aproveitado ao tomarem conhecimento de alguns dados. Ficam impressionadas quanto aos números da pasta. Por exemplo, de quantas crianças nascem por ano em Estrela. Erram, e as vezes por grande diferença, pois não imaginam ser tantas. E para essas crianças é preciso disponibilizar assistência médica, depois creches. Elas crescem e então necessitam de escolas, lazer, emprego. E isso as pessoas esquecem, pois muitas vezes estão preocupadas apenas com o buraco das ruas”, diz o secretário. “Os encontros têm sido produtivos pois o público que tem participado está interessado. Como não é um grande contingente de pessoas, fica mais fácil a participação ativa deles, com questionamentos, dúvidas, opiniões, sugestões, e este também é o interesse dos encontros”, afirma.

- publicidade -