Campanha de vacinação contra a gripe inicia dia 23 em Teutônia

958
Crédito: Divulgação

Inicia na próxima segunda-feira, dia 23, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) em todo o Brasil. Em Teutônia, não será diferente. O período de vacinação se estende até o dia 1º de junho. O Dia D da campanha será no dia 12 de maio, quando os postos de saúde – exceto a unidade do Bairro Boa Vista – estarão abertos para o mutirão de imunização, das 8h às 17h.

A vacina estará disponível nos postos de saúde para os grupos prioritários, compostos por: crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); pessoas com mais de 60 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; pessoas privadas de liberdade; e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

O Posto de Saúde do Bairro Boa Vista, somente estará vacinando pessoas com 60 anos e mais de idade. A vacinação nesta unidade estará disponível para a população de Boa Vista, Linha Clara, Linha Capivara, Pontes Filho, Linha Catarina e Linha Gamela. Nesta unidade, a imunização será realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 11h. No dia 12 de maio, o horário da vacinação neste posto será das 8h às 11horas.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita que, para a imunização, se traga o cartão do SUS, documento de identificação e carteirinha de vacinação, para colocar em dia as vacinas atrasadas. As crianças somente serão vacinadas mediante apresentação do cartão de vacinas. Para as pessoas acamadas será disponibilizada a vacina no domicílio. Para isso, solicita-se que os familiares liguem para os postos de saúde para que as equipes possam estar se organizando e agendando essa vacinação.

Durante o período da campanha, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários, pois o quantitativo recebido é específico para a população destes grupos. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

A vacina protege contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B. A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar aqueles sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Fui fazer a injeção, tenho doença imunologica e ainda os funcionários não fazem só em Teutônia isso acontece

Comments are closed.