Saltos, corridas e arremessos marcam início dos Jogos Escolares de Estrela

Etapa de atletismo foi a primeira das oito programadas para a competição estudantil que envolverá mais de 800 alunos das três redes de ensino

1110
Disputas envolveram mais de 400 atletas/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Foi dada a largada à temporada 2018 dos Jogos Escolares de Estrela. Não por coincidência, as corridas, também saltos e arremessos de pelota marcaram a primeira das oito etapas do evento organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), com apoio dos corpos diretivos das escolas e professores de educação física. Cerca de 300 alunos entre 10 e 17 anos de 12 escolas das três redes de ensino disputaram as três modalidades do atletismo, nas diferentes distâncias e categorias, totalizando mais de dez competições e centenas de provas. A expectativa é que, contabilizando as outras sete etapas programadas até outubro, inclusive as coletivas, os Jogos movimentem cerca 800 diferentes estudantes.

O Complexo Esportivo, em frente ao Parque Princesa do Vale, teve seu comum cenário alterado logo cedo. Delegações e mais delegações, todas identificadas com os uniformes de suas escolas, chegaram antes das 8h ao local. Recebidas as instruções, todos partiram para os três pontos de disputa. Quem não competia de momento, incentivava os colegas. Pais também. Rosemari e Nestor Bronstrup levaram cadeira e chimarrão para acompanhar a filha Maria Eduarda, da Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Vidal de Negreiros. “Ela estava já muito nervosa ontem. Mas isso também é bom, ajuda a formar o cidadão para outras situações da vida”, diz a mãe da jovem. É o que também busca observar a estudante do oitavo semestre de Educação Física – Licenciatura da Univates, Jaqueline Klein (22). Ela acompanha os Jogos como pesquisa para seu trabalho de conclusão e avalia questões como competitividade e outras premissas presentes nos esportes.

Treinos em casa

Nicolas Mallmann (11 anos), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pinheiros, participa pela primeira vez dos Jogos. “É divertido. Estamos entre amigos, podemos fazer outros. Quero disputar outras modalidades no ano”, diz o atleta do arremesso de pelota. “Treinei em casa também, com pedras, mas não quebrei o vidro de ninguém”, revela, com sorriso no rosto. Não foi o único. Tielly Strehl (11) também treinou ao redor da casa, mas para as corridas. “Tem um espaço grande lá, corri muito esta semana”, revela a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel, que contou com muita torcida das amigas. Até o início da tarde todos os destaques já haviam sido premiados.

Este ano, além do atletismo serão outras sete competições até o fim do ano. O xadrez, novidade do ano passado, segue no cronograma. A nova modalidade de 2018 será o tênis de mesa. Ainda serão disputadas as etapas handebol; futsal; basquete; voleibol e futebol sete. O calendário, com praticamente uma competição por mês, está pronto, mas pode sofrer alterações. Mais informações pelo telefone 3981-1067.

Cronograma de jogos

Atletismo: realizado nesta quinta-feira (19/04)

Tênis de Mesa: 29/05

Handebol: 5, 6 e 7 de junho

Futsal: 3, 4 e 5 de julho

Basquete: 7, 8 e 9 de agosto

Xadrez: 22/08 (10º Torneio Estudantil)

Voleibol: 25, 26 e 27 de setembro

Futebol Sete: 23, 24 e 25 de outubro

 

- publicidade -