Campanha de Vacinação em Carlos Barbosa tem novidades

683
Crédito da foto: Thais Cristina Formentini/Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe iniciou nesta segunda-feira 923/04) e segue até o dia 1º de junho. Neste período, as doses são destinadas aos grupos prioritários, composto por crianças de seis meses aos quatro anos, onze meses e vinte e nove dias, gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, e, portadores de doenças crônicas, estes com prescrição médica atualizada ou receita de uso contínuo atualizada.

Em Carlos Barbosa, a principal novidade deste ano é que o atendimento para aplicação da vacina acontecerá de segunda a sábado, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, na Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde. Conforme explica a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani, a campanha em todos os sábados não é uma obrigação, pois o Ministério da Saúde tem um único dia D. “Acredito sermos pioneiros mais uma vez com esse tipo de ação”, salienta.

Outra novidade diz respeito ao agendamento da vacina, como forma de organizar e agilizar o processo, além de proporcionar comodidade às pessoas. Para isso, os barbosenses pertencentes ao grupo prioritário devem ligar para o 156, número do Teleagendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h ou então diretamente na recepção do Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

Nas Unidades de Saúde de Arcoverde, Santo Antônio de Castro e Santa Luiza, a campanha será realizada de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento das mesmas, sendo das 7h45 às 11h45 e das 12h45 às 16h45. Já, para os acamados, uma equipe da Secretaria da Saúde fará a aplicação da vacina a domicílio, nos dias 04 e 25 de maio, mediante agendamento pelo (54) 3461-8904.

Em média 7 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários do município e a meta é imunizar, no mínimo, 90% deste público. A vacina é trivalente e protege contra os vírus influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B. Anualmente, mais de 650 mil pessoas morrem devido à gripe, conforme exposto em um estudo recente realizado pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

- publicidade -