O coordenador da Procuradoria dos Prefeitos, Keller Dornelles Clós, emitiu parecer dos autos da Medida Cautelar nº 70077577781 – Operação Schmützige Hände (Mãos Sujas) e declinou da competência para o processamento feito na Comarca de Teutônia, considerando não haver participação do prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB) nos fatos narrados até o momento.
No fim da tarde desta segunda-feira (21/05), o governo municipal de Teutônia enviou nota oficial tornando público o parecer sobre a investigação que tramita na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ/RS). Segundo a assessoria jurídica do prefeito, o parecer saiu sábado (19/05), em regime de urgência, sendo encaminhado ao desembargador nesta segunda-feira (21/05).
De acordo com o parecer emitido pela Procuradoria de Justiça, “…no que se refere à participação do Prefeito Municipal nos fatos acima indicados, cumpre mencionar que, até o presente momento, nenhuma participação determinada foi relatada pelas testemunhas ou pelas conversas interceptadas e extraídas dos celulares”.
Keller Dornelles prossegue afirmando que “…não há como se deduzir que existe participação efetiva e direta do Prefeito Municipal por ser filho de um dos investigados…”
Caso o desembargador-relator acate e aceite o parecer da Procuradoria dos Prefeitos, a investigação e os autos judiciais retornam à 2ª Vara Criminal da Comarca de Teutônia.
Por meio de nota oficial, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, reforçou o compromisso em prestar todos os esclarecimentos para o Poder Judiciário.
Mais detalhes na edição impressa da Folha Popular desta terça-feira (22/05).
Leia também:
- Juíza decide encaminhar processo da Operação Schmutzige Hände ao Tribunal de Justiça
- Jonatan Brönstrup quer secretários focados nos projetos de Teutônia
- Vereador Marcos Quadros não descarta CPI em Teutônia
- Oposição espera providências em relação à Operação “Mãos sujas” em Teutônia
- Administração Municipal divulga nota sobre a operação
- Promotor de Justiça fala sobre a Operação Schmutzige Hände (Mãos Sujas) em Teutônia
- Ministério Público e Polícia Civil realizam operação na Prefeitura de Teutônia