Campanha da vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 15

615
Vacina está disponível aos grupos prioritários até dia 15 de junho/Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação

Quem dos grupos prioritários ainda não se vacinou contra a gripe ainda tem tempo. Isto porque a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho. O público-alvo da campanha nacional ainda tem a oportunidade de se imunizar contra H1N1, H3N2 e influenza B nos postos de saúde de Teutônia até esta data.

A prorrogação em Teutônia leva em conta o memorando circular expedido pelo Núcleo de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. O memorando considera o feriado de Corpus Christi, no dia 31 de maio; a manifestação de muitos municípios em realizar ponto facultativo no dia 1º de junho (data prevista para o encerramento da campanha, antes da prorrogação); a dificuldade de locomoção da população em virtude do desabastecimento de combustível; a cobertura vacinal não ter atingido a meta; e o encerramento da campanha pós-feriado.

Além de prorrogar a campanha até o dia 15, o Programa Nacional de Imunizações ainda recomenda aos municípios que, após o término oficial da campanha, priorizem a vacinação (com o estoque de doses restantes) dos grupos de 5 a 9 anos e de 50 a 59 anos. Além desses, os grupos elegíveis da campanha continuam prioritários.

Teutônia já imunizou 76,56% do público-alvo

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Teutônia disponibilizados na manhã desta terça-feira, dia 5 de junho, 76,56% do público-alvo já foi imunizado. Isso significa que 4.576 pessoas, de um total 5.977, já se imunizaram. Por grupo prioritário, os índices são os seguintes:

– Crianças: 71,177% (1.088 crianças de um total de 1.516)

– Trabalhadores da saúde: 81,97% (350 pessoas de um total de 427)

– Gestantes: 84,89,78% (236 de um total de 278)

– Puéperas: 89,13% (41 de um total de 46)

– Idosos: 75,77% (2.611 de um total de 3.446)

– Professores: 94,70% (250 de um total de 264)

Embora não contabilizados no percentual oficial do Ministério da Saúde, os doentes crônicos também integram os grupos prioritários. Em Teutônia, 647 pessoas, de um total de 1.078 (60,02%) que se enquadram neste grupo, já se vacinaram.

Não deixe de se imunizar!

A Secretaria Municipal de Saúde solicita que, para a imunização, se traga o cartão do SUS, documento de identificação e carteirinha de vacinação, para colocar em dia as vacinas atrasadas. As crianças somente serão vacinadas mediante apresentação do cartão de vacinas.

A vacina estará disponível nos postos de saúde para os grupos prioritários, compostos por:

– crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);

– pessoas com mais de 60 anos;

– gestantes;

– puérperas (até 45 dias após o parto);

– profissionais da saúde;

– professores da rede pública e particular;

– população indígena;

– portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide;

– indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia;

– pessoas privadas de liberdade;

– e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

Para as pessoas acamadas será disponibilizada a vacina no domicílio. Para isso, solicita-se que os familiares liguem para os postos de saúde para que as equipes possam se organizar e agendar essa vacinação.

A vacina está disponível nos postos de saúde do município, durante o horário de expediente. A população deve procurar a unidade de saúde à qual está vinculada. A vacina não estará disponível no Posto de Saúde do Bairro Alesgut. Moradores desta localidade devem procurar a unidade de saúde do Bairro Languiru.

Já o Posto de Saúde do Bairro Boa Vista somente está vacinando pessoas com 60 anos e mais de idade. A vacinação nesta unidade está disponível para a população de Boa Vista, Linha Clara, Linha Capivara, Pontes Filho, Linha Catarina e Linha Gamela, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 11h.

- publicidade -