Em Westfália, mais de 75% da população de risco está imune à gripe

Campanha foi prorrogada até o dia 15 de junho em razão da paralisação dos caminhoneiros

704
Créditos da foto: Paloma Driemeyer Valandro / Divulgação

Prorrogada até o dia 15 de junho (sexta-feira), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) pretende vacinar mais de 54,4 milhões de brasileiros. No município de Westfália, mais de 77% da população de risco (grupos relacionados abaixo) já está imune à gripe, o que corresponde a 670 westfalianos.

Conforme o Setor de Enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS), a meta municipal é vacinar, até o dia 15 de junho, 866 pessoas. É importante ressaltar que, neste momento, a vacina segue sendo aplicada gratuitamente somente para aqueles que se enquadram nos grupos de risco.

A partir dos dados disponibilizados pelo Setor de Enfermagem, é perceptível que todas as metas do Município ainda não foram atingidas. Restando pouco mais de uma semana para a culminância da campanha, o enfermeiro da UBS de Westfália, Alexandre Santos Nunes, reforça a importância da vacinação. “O propósito da campanha é orientar e proteger a população com a imunização para reduzir internações, complicações e mortes. Nesse sentido, enaltecemos que, neste momento, é muito importante que todos os munícipes que se enquadram nos grupos de risco se previnam através da vacinação”, pontuou Nunes.

Durante a semana, a vacina é aplicada aos grupos de risco de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11 horas e das 13 horasàs 16h30min. Mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza podem ser obtidas pelo telefone (51) 3762-4312, com o Setor de Enfermagem.

Dados da vacinação em Westfália

Em 2018, 866 pessoas se enquadram nos grupos de risco no Município. Assim, a meta é vacinar: 120 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); 32 gestantes; cinco puérperas (até 45 dias após o parto); 35 trabalhadores da Saúde; 551 idosos com 60 anos de idade ou mais; 31 professores; e 92 pessoas portadoras de doenças crônicas.

Até esta quarta-feira, dia 06 de junho, 670 munícipes já haviam sido vacinados, correspondendo a pouco mais de 77% da população de risco. São eles: 118 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; 11 gestantes; quatro puérperas; 29 trabalhadores da Saúde; 420 idosos com 60 anos de idade ou mais; 25 professores; e 63 pessoas portadoras de doenças crônicas.

O grupo das gestantes é o que menos se vacinou até então, com apenas 34% da meta atingida. Por outro lado, o grupo das crianças está quase todo imunizado, com 98% da meta municipal concluída.

Quais são os grupos de risco?

> Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

> Gestantes;

> Puérperas (até 45 dias após o parto);

> Trabalhadores da Saúde;

> Professores;

> Idosos com 60 anos de idade ou mais;

> Pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante apresentação de receita médica.

* a vacina é contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo

- publicidade -