Dia do Desafio acontece nesta quarta-feira em 492 cidades gaúchas

Teutônia enfrentará a cidade cearense Jaguaruana, conforme sorteio realizado no dia 7 de maio pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, organizador da mobilização

1076
Atividades do Dia do Desafio foram realizadas em empresas de Teutônia em 2017 / Divulgação

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras de 492 cidades gaúchas, realizam nesta quarta-feira (27/06), o Dia do Desafio 2018. Neste dia, toda a comunidade está convidada a realizar por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O evento tem como objetivo provocar a reflexão da necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa e incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, em virtude das paralisações que ocorreram no período, a data foi postergada para junho.

O convite se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Uma novidade deste ano é o Desafio Social, que já está acontecendo. Até o dia 27/06 as Unidades Sesc/Senac de todo o Estado estarão arrecadação de caçados esportivos, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes. Com o objetivo de beneficiar crianças e incentivar a prática de esportes, os pares serão doados a instituições sociais da cidade.

A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Neste ano, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas saudáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. Além disso, após o dia 27 de junho vai acontecer o “Desafio Cidade + Cidade”, que tem a finalidade de promover uma maior integração, cooperação e integração entre os municípios que participaram dos confrontos saudáveis.

Estrela
Em Estrela está programada uma caminhada coletiva no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h. A meta é, na soma da distância percorrida por todos os participantes, ultrapassar a marca de mil quilômetros. Um telão no local fará o cálculo da distância atingida. A participação é franca, aberta a pessoas de todas as idades. Outras atividades complementarão a iniciativa.

Lajeado
Comprometida em incentivar os servidores a praticarem atividades físicas, a Prefeitura de Lajeado participa do Trio Elétrico do Sesc Lajeado. Com o lema, “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o Trio Elétrico passará pelas principais ruas da cidade convidando as pessoas a praticarem exercícios físicos. Saindo do largo da prefeitura às 13h30, o Trio percorre a rua Júlio de Castilhos, a avenida Senador Alberto Pasqualini e retorna pela avenida Benjamin Constant até a sede do Sesc, localizado na rua Silva Jardim, 135, no Bairro Centro. Lajeado enfrentará a cidade de Crateús-CE.

Teutônia
Teutônia enfrentará a cidade cearense Jaguaruana, conforme sorteio realizado no dia 7 de maio pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, organizador da mobilização. O objetivo do Dia do Desafio é provocar a reflexão da necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e saudável, incentivando as pessoas a saírem do sedentarismo. A novidade desta edição é que as disputas terão duração de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. Em função disso, Teutônia enfrentará Jaguaruana até 2020.

Colinas
A Cidade Jardim vai enfrentar a cidade de Goioxim, no Paraná. Foram propostos três pontos na cidade com atividades diversas, como chute a gol, pular corda e alongamento, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Dois monitores também visitaram as empresas do município interessadas em realizar 15 minutos de atividades com os colaboradores. Já as escolas das redes municipal e estadual participam de caminhadas pela cidade.

Garibaldi
De 2018 a 2020, Garibaldi enfrentará Coronel Vivida, município paranaense de 21.667 habitantes. Para participar, é preciso praticar, pelo menos, 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física e registrar a participação. Toda a comunidade é convidada a participar do desafio, inclusive empresas, instituições, escolas academias, grupos de pessoas e a comunidade em geral.

Carlos Barbosa
O município de Carlos Barbosa participará de mais uma edição do Dia do Desafio, enfrentando a cidade mexicana de Cuerámaro. Com o tema “Você se Mexe e o Mundo Mexe junto”, a ação é uma oportunidade de conscientizar a comunidade sobre a relevância das atividades físicas, estimulando na busca por uma vida mais saudável. Neste ano, a novidade está na disponibilização da Rua Coberta mediante agendamento, para que empresas, associações e interessados em desenvolver alguma atividade física, com acompanhamento de profissional habilitado, utilizem este espaço durante o dia.

 

- publicidade -