Agricultura de Estrela elabora material para orientar sobre inspeção municipal

Destinado a produtores e consumidores em geral, destaca a importância do serviço

882
Produtos das agroindústrias, inspecionados pelo SIM, são comercializados na Feira do Produtor

A Secretaria da Agricultura de Estrela está elaborando material para orientar os produtores e consumidores sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).  “O SIM é o órgão responsável pela inspeção de produtos de origem animal que são comercializados dentro do município”, explica o titular da pasta, José Adão Braun. Segundo ele, entre suas atribuições estão as de autorizar o funcionamento de abatedores e processadores de alimentos de origem animal;  fiscalizar e avaliar as condições de higiene dos abates e da fabricação dos alimentos;  estabelecer a padronização do uso dos rótulos, etiquetas e embalagens e regulamentar o trânsito de produtos e subprodutos de origem animal.
Conforme Braun, o objetivo da iniciativa é levar ao conhecimento da sociedade informações sobre o funcionamento das agroindústrias e a importância da fiscalização. “Todos ganham com a inspeção. O consumidor, que terá a garantia de um produto saudável, com controle de ingredientes e do processo de fabricação; a indústria, com a melhor aceitação do produto pelo mercado, e a sociedade.”
A publicação vai abordar também questões relacionadas às usinas de beneficiamento de leite e estabelecimentos de laticínios; abate clandestino e os perigos do consumo de alimentos não inspecionados.  “A manipulação inadequada pode resultar na deterioração e contaminação, transmitindo doenças e intoxicação alimentar”, frisa.  De acordo com o secretário, é importante que o consumidor fique atento, pois todo o produto fiscalizado deve estar carimbado e rotulado, com os dados do fabricante e do órgão fiscalizador.
O Serviço de Inspeção Municipal funciona junto à Secretaria da Agricultura. Está sob responsabilidade do médico veterinário Paulo Roberto Almeida Pereira, que fiscaliza três agroindústrias, uma usina de beneficiamento de leite e estabelecimentos comerciais que industrializam produtos de origem animal. “A grande importância do serviço é a segurança alimentar, saber a procedência da matéria-prima utilizada e com a garantia de produtos com qualidade”, afirma. O SIM atende pelo telefone (51) 3981-1055.

- publicidade -