Alivat fecha lista de 40 escritores Acadêmicos

Evento solene realizado dia 25, no Teatro do Sesc, deu posse aos cinco escritores que completaram o preenchimento das Cadeiras da Academia

1071
Alivat completou ocupantes das 40 Cadeiras

No Dia do Escritor, 25 de julho, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) realizou solenidade para dar posse a cinco escritores que completaram o preenchimento das 40 Cadeiras que compõe a entidade. O evento foi realizado no Teatro do Sesc de Lajeado e contou com a presença de amigos, familiares, escritores e autoridades.

Os novos escritores imortais são: Wolfgang Hans Collischon – Cadeira nº 7; Laura Peixoto – Cadeira nº 10; Rosane Cardoso – Cadeira nº 22; Ruben Alves Vieira – Cadeira nº 29, e Aline Lenz – Cadeira nº 38. Além de receber o Certificado de posse, os autores receberam o paramento que identifica os escritores pertencentes a Academia.

Em nome dos novos Acadêmicos discursou Rosane Cardoso. Ela considerou a admissão na Academia como um “prêmio”. Rosane recordou que “muitas pessoas que compõem a Alivat foram meus colegas, professores ou alunos na trajetória de estudos na Univates”. Sobre a Alivat, ela disse que “é uma entidade com prestígio e presente em todos os lugares do Vale do Taquari onde se manifesta a leitura”.

Para o presidente da Alivat, o jornalista e escritor Deolí Gräff, “com a admissão dos cinco escritores ampliamos a representatividade e a presença de mais estilos literários na Academia”. Gräff salientou que os 40 escritores Acadêmicos “formam um seleto grupo de autores que passam a fazer história e fazer parte dela. As diferenças nos estilos e gêneros literário enriquecem e engrandecem a Academia”.

Entre as autoridades presentes ao evento esteve o vice-presidente da Academia Rio-grandense de Letras (ARL) Rafael Jacobsen. Em seu discurso enalteceu os novos escritores e o ingresso na Academia. “A Alivat é um dos melhores exemplos de uma academia organizada, pujante e de relevância”, elogiou Jacobsen, ao se referir da multiplicação de academias literárias do Estado.

O secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, elogiou a solenidade de admissão de novos Acadêmicos. “A Alivat é uma entidade dinâmica e atuante”, elogiou, ao citar projetos realizados pela Academia e que contam como o apoio da Secel. Ele enfatizou a contribuição da Alivat no fortalecimento da literatura e da cultural regional.

- publicidade -