Emef Arnaldo José Diel, de Estrela, realiza Sábado Cultural

897
Marlon Ströher, aluno da escola, irá dividir suas experiências na Conferência Nacional do Meio-Ambiente

Muitas atividades e atrações estão previstas para os mais diversos ambientes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel, neste dia 18 de agosto. A data e o principal foco do evento da escola da Linha Lenz, em Estrela, estão explícitos no nome: “Sábado Cultural”. Agendada para iniciar às 8h e se estender ao longo da manhã, a programação da primeira edição do projeto contará com uma série de apresentações artísticas, momentos culturais e de integração. A expectativa é pela participação de boa parte dos 180 alunos atendidos pela escola do interior do município.

A abertura será geral, com apresentação do Quarteto de Sopro do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Depois, as atividades serão divididas entre os alunos dos Anos Iniciais e Anos Finais. Os mais novos terão a realização da Hora do Conto, projeto que tem sido desenvolvido nas escolas do município e busca apresentar diferentes maneiras de contar e encenar histórias, e assim incentivar o gosto pela literatura e a leitura desde os primeiros anos, com foco também na 8ª Feira do Livro de Estrela, que ocorre de 2 a 6 de outubro. A Hora do Conto será protagonizada pelo jovem autora estrelense Giovana Morais Rigo, de apenas 12 anos, que no próximo dia 22 deve lançar seu terceiro livro.

Por sua vez, os estudantes dos Anos Finais acompanharão o relato do aluno Marlon Andrei Ströher (14) sobre sua experiência na participação na V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Depois será realizado um intervalo com direito a lanche especial, em alusão à passagem do Dia do Estudante, que foi o motivador do evento. Após o intervalo, a Cia da Alegria realizará apresentações circenses, voltada aos alunos mais novos, com foco na temática da educação ambiental. Já os estudantes dos Anos Finais poderão prestigiar apresentações de dança e música do Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela e do professor Tiago Ruckert. Momentos de interação e bate-papo serão incentivadas a todo momento.

Conforme a direção do educandário, o “Sábado Cultural” foi criado com o intuito de promover aos alunos um momento especial por ocasião da passagem do Dia do Estudante, mas que por questões de datas disponíveis não teve como ser realizada dia 11. “Além da tentativa de ampliar as oportunidades destes jovens em participarem de momentos culturais, se busca com a iniciativa trazer para a própria escola apresentações de diversas manifestações culturais e com isso aproximar os alunos de fontes como a música, a dança, a arte circense, bem como a promover a leitura”, destaca a coordenadora pedagógica Bárbara Schmitt. Neste contexto, ressalta, estão as atividades como a Hora do Conto que irão promover na escola o clima da 8ª Feira do Livro de Estrela. “Certamente será uma manhã muito rica, de ótimos momentos e de muita aprendizagem”, afirma a coordenadora.

- publicidade -