Tradicionalismo movimenta alunos e professores estrelenses

Uma série de atividades marca a Semana Farroupilha nas escolas municipais

1239
Na Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, dança coletiva e fandango foram algumas das atrações da quarta-feira

Das tradicionais danças à produção e consumo dos pratos populares. Das encenações de lendas às brincadeiras e passeios de cavalo. A Semana Farroupilha tem mudado a rotina das escolas municipais de Estrela nos últimos dias. O tema, que é sempre trabalhado de forma pedagógica, ganha nesta época uma valorização cultural e lúdica nos educandários e, assim, foi motivo para inúmeras atividades e atrações nas salas de aula, pátios ou mesmo em visitas. Professores, funcionários e alunos, vestidos a caráter, completam os cenários gaudérios.

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Girassol realizou, na terça-feira (18/09), uma cavalgada pelas ruas do Bairro Boa União. Mesmo quem ainda não caminha, participou. A população do bairro prestigiou e aplaudiu os pequenos gaúchos pelo passeio. Nesta quarta-feira (19/09) o tradicionalismo voltou a centralizar a atenção de todos com a realização de fandango de integração entre as turmas. Ação semelhante ocorreu na Emei Estrelinha, no Bairro das Indústrias, nesta manhã. Mais uma vez  houve uma cavalgada pelas ruas do bairro, que culminou com um churrasco ao meio-dia.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé, o tradicionalismo foi tema de várias ações nesta quarta-feira (19/09). Primeiramente, os alunos do Bairro Imigrantes prestigiaram apresentações dos participantes do Projeto Integração. Em seguida foi servido um carreteiro. Uma palestra com a professora e prenda Silvia Carini Fontanive de Castro trouxe aos alunos mais conhecimentos sobre temas envolvendo as tradições.

Na Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, uma série de atrações tradicionalistas foi preparada. Na manhã de quarta-feira, uma dança coletiva movimentou a quadra da escola. Diversas rodas de chimarrão e lanches animaram o fandango. No almoço, os estudantes do Bairro Auxiliadora saborearam carreteiro e à tarde todos assistiram a uma palestra da tradicionalista estrelense Gabriela Junqueira, integrante do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, e também professora da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros. Na conversa com os jovens foi tratado o tema oficial da Semana Farroupilha deste ano, o “Tropeirismo – Contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense”. Dicas de preparo do café de cambona, que era muito saboreado pelos tropeiros, e como encilhar um cavalo, foram repassadas.

A Escola Municipal Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel também realizou programação especial com os alunos nos últimos dias. Na semana passada os estudantes da Linha Lenz visitaram o III Acampamento Farroupilha da Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Vidal de Negreiros. Na terça-feira, no Projeto Integração, em parceria com o Sesi, brincadeiras foram realizadas e até dicas para como usar o laço e outras técnicas foram repassadas aos jovens. Nesta quarta-feira foi a vez do Recreio Farroupilha movimentar a todos. Apresentações culturais como danças, músicas e peças de teatro baseadas em lendas folclóricas e acontecimentos históricos foram protagonizadas pelos alunos. Rodas de chimarrão foram completadas com lanches trazidos e divididos por todos.

- publicidade -