1º Arte na Rua, com inauguração da Rua Coberta, ocorre neste domingo

5279
1º Arte na Rua, com inauguração da Rua Coberta, ocorre neste domingo

Neste domingo (21/10), a arte e a cultura estarão em evidência em Teutônia. Um dos principais pontos de encontro e cartões postais do município, o Centro Administrativo, recebe a primeira edição do Arte na Rua, que tem o objetivo de promover a arte, levando as mais diversas manifestações culturais aos espaços públicos. A programação inicia às 10h e se estende até às 18h, junto à Rua Coberta, que será inaugurada às 11h de domingo.

Uma vasta programação e diversas atrações estão previstas. Será uma oportunidade para que as pessoas possam conversar, compartilhar experiências e difundir a cultura, bem como os talentos locais se apresentarem à comunidade. A Rua Coberta está localizada na Avenida 1 Sul, ao lado da Prefeitura.

Além da beleza do local, o público poderá apreciar exposição de artesanato, feira do produtor rural e brechós. Está confirmada a participação da Liga Feminina de Combate ao Câncer, que fará ações alusivas ao Outubro Rosa. Ainda a presença de ervateira, comercialização de comes e bebes (em food trucks e tendas), recolhimento de lixo eletrônico, doação de mudas nativas, entre outra atrações. Para as crianças, haverá brinquedos infláveis à disposição, e para as famílias, triciclo para circular pelo Centro Administrativo.

O Arte na Rua ainda contempla o palco aberto, que contará com apresentações musicais de artistas locais. Dentre os nomes confirmados estão Marco Mallmann, Vinícius Bilhar, Arlei de Oliveira e Ronaldo Borba Duarte (Dojão).

Os quatro quadrantes do Centro Administrativo são um dos principais pontos de encontro nos finais de semana, reunindo a comunidade, especialmente famílias. O Arte na Rua, portanto, vai ao encontro da população que frequenta a prefeitura, especialmente nos domingos, oferecendo opções culturais, além de atrair visitantes de outros municípios.

O Arte na Rua será realizado mensalmente, no quarto domingo do mês, para não coincidir com iniciativas semelhantes na região, como Arte na Praça, com duas edições em Lajeado, e Arte na Escadaria, em Estrela. A exceção será outubro, devido à inauguração da Rua Coberta e ao segundo turno das Eleições, que ocorrem no último domingo, dia 28 de outubro. Em caso de chuva, a programação será transferida para outra data, a ser definida.

Inauguração da Rua Coberta

A primeira edição do Arte na Rua também marcará a inauguração da Rua Coberta, cujas obras foram concluídas no mês de setembro. A construção do espaço iniciou em fevereiro e faz parte da reestruturação do parque de eventos de Teutônia. A solenidade de inauguração está prevista para as 11h de domingo.

A Rua Coberta possui 20 metros de extensão. Em uma das laterais, há o palco fixo para apresentações e eventos diversos. Com o espaço, eventos simultâneos podem ocorrer no Centro Administrativo, que ainda conta com o Pavilhão Multiuso e o centro cívico (saguão). A Rua Coberta poderá ser utilizada para eventos diversos, como feiras de produtor, brechós solidários, o Arte na Rua, entre inúmeros outros. A estrutura fixa também reduzirá os custos para aluguel de lonas durante festividades, como a Festa de Maio.

O investimento foi de R$ 286.346,51. Deste valor, R$ 249.600,00 são oriundos do Ministério do Turismo, através de emenda do deputado federal Affonso Hamm. O valor restante foi contrapartida da Prefeitura.

 

- publicidade -