Parque do Imigrante, em Lajeado, é revitalizado para receber a Expovale 2018

2650
Pórtico foi uma das mudanças

Local de realização da Expovale 2018, o Parque do Imigrante recebeu investimentos da Prefeitura de Lajeado para receber a feira, que se inicia nesta sexta-feira (09/11), e vai até 18 de novembro. Entre os investimentos e melhorias feitos pelo Executivo municipal, destacam-se:

PPCI

O PPCI do Parque do Imigrante foi concluído. Diversas adequações foram realizadas em etapas, sendo a última a que exigiu mais recursos do município, consistindo na instalação do sistema de hidrantes no Parque do Imigrante, além da compra e instalação de uma bomba hidráulica mais potente com capacidade para colocar em funcionamento o sistema.

Pórtico

Foi construído um novo pórtico principal de acesso ao Parque do Imigrante. Ele foi erguido no lugar da antiga portaria, que foi demolida, junto à Avenida Alberto Müller. O novo pórtico tem área coberta de 221 metros quadrados, com outros 54 metros quadrados destinados à bilheteria. Além de escadarias, a estrutura conta com rampa de acesso para cadeirantes.

Calçada de passeio e iluminação

Localizada na lateral do Parque Histórico Municipal, a Rua Professor Dinizar Fermiano Becker, localizada próximo ao Parque do Imigrante, também recebeu obras de melhorias. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp) concluiu a construção de uma calçada de passeio de 320 metros de extensão, toda em concreto, feita pela própria secretaria. Além da calçada, a rua recebeu também uma nova rede de iluminação pública. Foram instalados 11 postes, com 22 luminárias no total, na parte central da rua, com capacidade para iluminar 450 metros de extensão do trecho. A nova rede foi custeada com recursos próprios da prefeitura.

Pavilhões

Foi feita a manutenção dos quatro pavilhões fechados e dos dois pavilhões abertos do Parque do Imigrante, a fim de evitar que ocorram goteiras em caso de chuva durante os dias da feira. Além disso, foi feita a pintura interna dos pavilhões 2 e 3, bem como a pintura de todo pavilhão 4, com material da secretaria e mão de obra da Acil.

Abastecimento

Para melhorar o abastecimento de água do Parque do Imigrante, foi duplicada a capacidade de armazenamento com a instalação de mais um reservatório e a estrutura onde está fixado, totalizando em 40 mil litros de água a capacidade de armazenamento.

Portaria de acesso secundário

A portaria de acesso secundário ao Parque do Imigrante, na Avenida Parque do Imigrante, também recebeu melhorias. O telhado recebeu manutenção, além de ter sido instalado forro novo. Banheiros e portas internas foram reformadas, além da portaria ter sido pintada interna e externamente.

Melhorias diversas

Também importantes, o Parque do Imigrante recebeu diversas melhorias para receber uma feira da envergadura da Expovale. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp) aterrou parte da área aberta do parque para nivelar a área de exposições externa. “Antes havia três níveis e agora deixamos com apenas dois”, explica o titular da Seosp, Fabiano Bergmann, destacando que isso ampliou o espaço disponível para os expositores. Cerca de 10 toneladas de asfalto foram empregadas na área aberta do parque, além de grama em leiva e pedriscos. Os banheiros receberam manutenção, com substituição de pias e vasos sanitários danificados. Também foi feita a pintura de corrimãos, meio-fio das calçadas e muretas ao redor de todo parque e na área interna. A iluminação foi revisada e recebeu manutenção, além de ter sido instalado um refletor nas proximidades do pavilhão aberto que receberá a abertura da feira. Poda das árvores, manutenção das cercas do Parque do Imigrante e do Parque Histórico, além de limpeza de todas telas e calçadas também ajudaram a revitalizar os parques.

- publicidade -