Educação e Liderança é tema de workshop do Sinduscom VT, em Lajeado

907
Sabine Bencke e Jacqueline Palma ministram a capacitação/ Crédito da foto: Clarissa Jaeger/ Divulgação

A capacitação de líderes e gestores para o aumento da produtividade foi a proposta do workshop “Educação e Liderança”, realizada em Lajeado, que o Sinduscom VT promoveu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro em Lajeado.  Com a presença de 15 profissionais dos setores da construção civil e moveleiro, o treinamento foi ministrado pela especialista em desenvolvimento de grupos da Fiergs IEL, Jacqueline Palma, e da coach que também atua na federação, Sabine Bencke.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o diretor de Capacitação do sindicato, Jairo Valandro, ressaltou o dever da entidade de oferecer conhecimento, e antecipou que já estão planejadas uma série de atividades para o próximo ano. “Precisamos almejar valores maiores para que o trabalho se torne mais proveitoso para vocês e para aqueles que estão no seu convívio diário”, afirmou.

O treinamento de 12 horas foi desenvolvido a partir de três pilares: autoconhecimento, comunicação e gestão de conflitos. No primeiro momento, os líderes foram desafiados a olhar para si mesmos, reconhecendo seu papel e funcionalidades, e identificando outros modelos que podem inspirar uma readequação ao estilo de sua própria equipe. Na sequência, foi abordada a atuação mais assertiva dos gestores com base na comunicação. Também estiveram na pauta a inteligência emocional e o feedback. As facilitadoras utilizaram ao longo do treinamento, uma metodologia prática, com trabalhos coletivos e abordagem de coaching, o que segundo Jacqueline, auxilia na qualificação dos profissionais e na sua atuação perante seus liderados. Sabine lembrou que nas organizações as lideranças são cobradas por resultados, os quais só são possíveis graças às pessoas, fato que justifica a importância desta capacitação. “Está comprovado que num clima bom, onde a equipe se relaciona bem, tanto entre si como com seu superior, se consegue chegar nesses resultados de maneira mais fácil”, comentou.

- publicidade -