Usuários do CRAS de Lajeado receberam certificado do IFSUL na terça-feira

1137
O objetivo do curso foi de preparar os alunos para o mercado de trabalho, tanto para os jovens que procuram pelo primeiro emprego, quanto para os adultos que almejam uma reinserção/ Crédito da foto: Pietra Darde/ Divulgação

Usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) de Lajeado, receberam na tarde de terça-feira (11/12), os certificados de conclusão do curso que realizaram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul) de Lajeado. A cerimônia foi singela mas cheia de significado, o evento aconteceu na sala do CRAS do Bairro Centro e contou com a presença do titular da Sthas, Lorival dos Santos Silveira.

Foram 17 usuários, entre jovens e adultos das unidades do Cras – Espaço de Todos Nós e Espaço de Cidadania, que realizaram o Curso “Entrando no Mercado de Trabalho: Por onde começar?”, ofertado gratuitamente pelo IFSul. Na cerimônia, 9 alunos estavam presentes para receber os certificados. Para os demais que não puderam estar presentes, os certificados serão entregues pelo CRAS.

Com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho, tanto para os jovens que procuram pelo primeiro emprego, quanto para os adultos que almejam uma reinserção,os encontros aconteceram semanalmente, sempre nas terças-feiras, desde o mês de outubro.

O curso foi ministrado pelas professoras Márcia Cezere e Camila Scherdien. Segundo a professora Márcia, os alunos foram instruídos por meio de diversas atividades. “Durante o curso abordamos o propósito de vida deles, e isso foi uma alavanca para motivá-los a buscar o que eles realmente querem com o trabalho. Trabalhamos a questão da estruturação do currículo, onde os próprios alunos fizeram seus currículos e refletiram sobre eles”, conta Márcia.

Também conforme a professora, os alunos criaram uma vaga de emprego e realizaram entrevistas. “Os próprios alunos realizaram simulações de entrevistas, que foram mediadas por nós professoras, que acompanhamos todo o processo. Conforme eles respondiam, nós paralisávamos a cena e analisávamos as respostas deles”, disse.

Além da aula, representantes do Sine e do Ciee participaram na formação, esclarecendo dúvidas quanto à carteira de trabalho e programas, como o Jovem Aprendiz. Além disso, o CIEE ofertou vagas de trabalho para os candidatos.

Os encontros oportunizaram aos participantes a reflexão sobre as suas aspirações profissionais. “Aprendi bastante coisa. Para o próximo ano, quero pôr tudo que aprendi em prática e vou conquistar um trabalho”, disse a aluna Tamires Henz, 23 anos, que recebeu seu certificado na terça-feira (11/12).

“A parceria oportunizou que os usuários possam exercitar o seu protagonismo e refletir sobre os seus desejos profissionais a curto, médio e longo prazo. Esperamos ter proporcionado a eles a oportunidade de concorrer de forma menos desigual a um emprego formal em um mercado de trabalho tão concorrido e excludente”, disse a coordenadora do CRAS Planalto, Kelly Oliveira da Silveira.  Segundo a coordenadora, para o próximo ano, a intenção é realizar outros cursos profissionalizantes para os usuários.

- publicidade -