Novas vagas para a educação em Estrela

762
Vagas na rede municipal de educação serão criadas, principalmente na Educação Infantil/ Crédito da foto: Rodrigo Angeli/ Divulgação

A Secretaria de Educação de Estrela encerrou, no fim de novembro, o período de matrículas e rematrículas para o Ensino Fundamental. Após a confirmação das inscrições, processo de zoneamento escolar e outras medidas, ficou acertada a criação de três novas turmas escolares para o 1º ano do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil, meta estipulada pelo governo é diminuir a demanda, cujo período de cadastro segue aberto até 28 de dezembro. No geral serão criadas até 200 vagas. Ao todo, a rede municipal de ensino contará, em 2019, com cerca de 3.800 alunos em 21 escolas, sendo 12 de Educação Infantil (Emeis), isso com a abertura da primeira creche no interior, e 9 de Ensino Fundamental (Emefs).

A meta estipulada do governo é para, ainda em 2019, diminuir a demanda na Educação Infantil, cujo período de cadastro segue aberto até 28 de dezembro. Para tanto a secretaria conta com a criação de 150 novas vagas, através da inauguração da primeira creche no interior do município, em Arroio do Ouro, a construção de um novo e maior prédio para a Emei Girassol, no Bairro Boa União, e a reestruturação dos espaços já existentes. No Ensino Fundamental, será aberta uma turma por escola cujo bairro ou localidade mostrou maior demanda: nas Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Bairro Auxiliadora), Pedro Jorge Schmidt (Distrito da Delfina) e na Leo Joas (Bairro das Indústrias). A medida visa, mesmo com o crescimento da população no segmento e dos pedidos por matrículas nas escolas públicas, atender ao máximo as requisições. As três novas turmas somarão 50 novas vagas.

“Seguimos com a proposta de atender as necessidades da população. E isso parte de estudos e dados que mostram que a demanda escolar em Estrela cresceu muito nos últimos dois anos, quando foi contabilizada a chegada a Estrela de muitas famílias, além do crescimento natural local, o que nos dá um aumento de até 35% deste público”, explica o secretário Marcelo Mallmann. “Este trabalho de organização e replanejamento do nosso sistema de atendimento seguirá e temos como resultado disto a expectativa de abertura de cerca de 200 vagas ao longo do ano, a maioria na Educação Infantil”, revela, “Vamos conseguir isso a partir da ampliação, reforma e reestruturação dos ambientes existentes e a construção de outros espaços, como um novo prédio para a Emei Girassol, no Bairro Boa União, e da unidade em Arroio do Ouro”, destaca o secretário.

Segundo o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, Estrela tem dado excelente retorno na educação municipal, mesmo que a demanda neste setor tenha crescido acima da média comparado a outros municípios. “Queremos seguir com o nosso compromisso de atender a todos os pedidos para com os primeiros anos do ensino fundamental, mas também desejamos zerar o déficit, mesmo que este seja pequeno, na educação infantil, e dar vagas a todas as crianças de zero aos dois anos”, diz. “E para o sucesso desta meta precisamos finalizar a reestruturação de nosso atendimento e também abrirmos novas escolas, entre elas primeira Emei no interior do município, em Arroio do Ouro”, revela.

- publicidade -