Alunos de arquitetura da Univates apresentam propostas para o Parque do Imigrante, em Lajeado

1154
A comunidade pode conferir os projetos em uma exposição no hall de entrada do prédio 11 da Univates/ Créditos da foto: Pietra Darde/ Divulgação

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates apresentaram para a prefeitura de Lajeado e para a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) propostas para melhorias do Parque do Imigrante, em Lajeado. A comunidade pode conferir os detalhes dos projetos em uma exposição no hall de entrada do prédio 11 da Univates, que ficará aberta ao público até o dia 04 de janeiro.

Os projetos foram mostrados durante o encontro realizado esta semana na universidade, que contou com a presença do prefeito Marcelo Caumo, titulares da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, e da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan), Rafael Zanatta, do gerente da Acil, Antonio Juarez da Silva, do presidente da ExpoVale de 2018, Valmor Scapini, o presidente de 2020, Miguel Arenhart, acadêmicos do curso e professores.

Com o intuito de repensar as áreas do Parque e propor melhorias, o professor Alex Carvalho Brino contou que no início de 2018 foi realizada uma reunião na Univates com a comunidade e representantes da Acil e prefeitura, na qual foram apontados problemas a serem resolvidos naquele espaço público. A partir daí, os alunos da disciplina de Projeto de Arquitetura VII, ministrada pelos professores Alex e Guilherme Osterkamp, foram provocados a fazer uma proposta de revitalização que analisasse o terreno, questões urbanísticas e que levassem em consideração as construções já existentes no Parque.

“Algumas construções permaneceram no projeto mas o Parque recebeu uma montagem nova. Além disso, foi solicitado que os alunos imaginassem a execução em fases, visto que é bastante improvável que houvesse recursos para executar de uma vez só”, explica o professor.

As três propostas apresentadas sugeriram mudanças como pavilhões mais amplos, centro gastronômico, edifício garagem, mudança do acesso principal, espaço esportivo, espaço para patinação, auditório e incubadora tecnológica.

Segundo o titular da Seplan, Rafael Zanatta, as ideias dão uma dimensão do que pode ser feito no Parque. O próximo passo será analisar os projetos. “No decorrer de 2019 pretendemos realizar um estudo mais aprofundado do Parque para ver o que seria possível implementar”, conta Rafael.

A acadêmica Tainá Manfredini, que apresentou um dos projetos, espera que as propostas apresentadas instiguem mudanças e melhorias no Parque do Imigrante. “Essas melhorias serão um ganho para a cidade e para a comunidade. Nosso objetivo é requalificar o equipamento urbano já existente e potencializar as atividades que já ocorrem, de modo que se tenha maior densidade de ocupação”, explica Tainá.

Conheça os projetos:

Projeto apresentado pelos alunos Andriela Alba, Gabriela Wietholder, Francine Henz e Tainá Manfredini: 

– Mantem os pavilhões 2 e 3

– Cria versão mais ampliada para o pavilhão 1

– Áreas exclusivas

– Construção de prédio para entidades

– Espaço pra reunião-almoço

– Auditório para 350 pessoas

– Ampla área aberta

– Vagas de estacionamentos

– Espaço esportivo

– Centro gastronômico

Projeto apresentado pelos alunos Eduardo Possamai, Gustavo Gorgen e Eloisa Caumo

– Mantém os pavilhões 2 e 3

– Nova versão para o pavilhão 1

– Amplia espaço da reunião-almoço

– Auditório para aproximadamente 600 pessoas

– Espaço para entidades

– Estacionamento para 700 carros, podendo chegar até 1.500 carros (o local poderia ser disponibilizado para shows e eventos)

– Incubadora tecnológica

Projeto apresentado pelos alunos Carlo Guerini, Moisés Fracalossi, Alberto Niomar Tiggemann e Silvia Regina Pedrotti

– Desconsidera todos os pavilhões existentes

– Muda a orientação dos prédios para facilitar a conexão com Parque Histórico de Lajeado

– Espaços pra restaurantes

– Áreas expositivas

– Ampla acessibilidade para implementação de equipamentos de maior porte

- publicidade -