Ambiente de inovação e de prática profissional na Univates

Disciplinas realizam atividades em parceria com Tecnovates e Inovates

873
Turma de Direito

Ambientes de inovação e de desenvolvimento de pesquisas e novos negócios, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e a Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) também são espaços para interação com a Universidade. Exemplo disso é a parceria do Tecnovates e da Inovates realizada com cinco disciplinas dos cursos de graduação presenciais e de um curso técnico da Univates durante o segundo semestre de 2018. No total, foram cerca de 120 estudantes envolvidos e sete projetos ou empresas atendidos. Além disso, em torno de 25 turmas visitaram o Parque e a Incubadora no ano de 2018.

Para a coordenadora administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini, essa aproximação com as disciplinas tem rendido bons frutos. “Para os alunos é um aprendizado que une a teoria à prática. Possibilita aos alunos se qualificarem e começarem a construção de seus portfólios profissionais. Para as empresas, entendendo que os resultados são acadêmicos, é a oportunidade de interagir com professores e alunos de diferentes cursos da Instituição e de qualificar seus negócios e seu processo de empreender”, analisa.

Para Cristiano Fortes Zanin, sócio-fundador da Yonder Education, uma das sugestões do grupo da disciplina de Projeto de Campanhas Publicitárias, que desenvolveu a campanha de publicidade digital da empresa, já foi utilizada. “Recebemos feedback positivo sobre a interação orgânica em razão de posicionamento profissional sobre como a experiência do cliente está sendo apresentada. Além disso, o grupo fez vários apontamentos que estão de acordo com o que já imaginávamos, mas os estudantes conseguiram tornar isso mais tangível. Antes havia ideia de algumas mudanças e eles apontaram como realizá-las, especialmente em relação às questões técnicas dos recursos de comunicação. E isso será utilizado”, explica Zanin, evidenciando como a interação da incubada com os estudantes pode contribuir para as atividades da empresa.

Confira quais foram as disciplinas dos cursos de graduação presenciais que realizaram atividades no Tecnovates neste semestre:

Projeto de Campanhas Publicitárias

Publicidade e Propaganda

Professora: Elizete de Azevedo Kreutz

Atividade realizada: criação e desenvolvimento de uma campanha publicitária considerando as necessidades do cliente. Para isso, os estudantes realizaram as etapas de briefing, pesquisa sobre a marca do cliente, análise de mercado, planejamento estratégico e proposta.

De acordo com a professora Elizete, essa é uma oportunidade para os estudantes terem um cliente real, cujo exercício acadêmico torna-se uma prática de mercado. Também é uma oportunidade de conhecer o Tecnovates, o seu potencial, bem como o das empresas incubadas e, ao mesmo tempo, de os empresários conhecerem a área e futuros publicitários. “Esperamos que isso gere parcerias futuras entre eles”, afirma ela.

Empresas incubadas atendidas no projeto: Requisittus – produto Avalie; Yonder Education; Quintos – produto Truu App; LZR Engenharia.

Estágio Supervisionado – Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Design

Professor: Rodrigo Brod

O professor Bord explica que a disciplina contempla uma prática real de atendimento a clientes com necessidades em design.

Projetos pré-incubados na Inovates atendidos pela disciplina: Origem; Nosso Quintal; Pró-Bios; Adapt.

Direito Empresarial I

Direito

Professor: Junior Willig

Atividade realizada: aula aberta com o tema “Formas Consensuais de Solução de Conflitos Empresariais”, realizada no dia 29 de novembro, às 9h, no auditório do Tecnovates, em parceria com a Clínica Jurídica.

De acordo com Willig, a construção de um conteúdo teórico, muitas vezes, é uma área que o estudante naturalmente desenvolve no dia a dia da academia. “No entanto, transportar o conteúdo teórico para a área profissional é novo para os estudantes que estão na disciplina de Direito Empresarial I. Para muitos foi o primeiro contato com a prática profissional real. Trocar experiências e se desafiar na hora de desenvolver o conteúdo teórico diante de profissionais de empresas do Tecnovates tiraram os estudantes da zona de conforto da sala de aula e abriram um novo horizonte na sua formação”, avalia.

Áudio Publicitário

Publicidade e Propaganda

Fábio Kraemer

Atividade realizada: produção de spots que serão reproduzidos na Rádio Univates para contribuir com o marketing do Parque em geral e spots específicos para o “Momento Tecnovates”, que ocorre toda terça-feira às 8h30min na Rádio Univates.

Análise Sensorial

Curso Técnico em Alimentos

Lisangela Bagatini

Atividade realizada: análise sensorial de produto de empresa vinculada ao Tecnovates. A prática foi usada para diagnóstico e interpretação das características dos alimentos e materiais. A atividade é empregada nos processos vinculados às indústrias, desde a fabricação de produtos até a pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade destes produtos. Além disso, faz parte de um conjunto de análises que são realizadas nos processos.

- publicidade -