Sedesth e Senac assinam convênio para Jovem Aprendiz em Estrela

Programa busca a capacitação socioeducativa e a inserção no mercado de trabalho de jovens entre 14 e 17 anos

797
Programa, antes realizado pela Sedesth, já capacitou mais de 210 jovens

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) de Estrela irá dar, em 2019, continuidade aos seus programas de capacitações. Entre estes está o Jovem Aprendiz, voltado a garotos e garotas entre 14 e 17 anos que buscam o aprendizado de técnicas e posturas socioeducativas, e com isso, se possível, acelerar a inserção no mercado de trabalho. Agora, o Jovem Aprendiz ganhará o abono do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que também tem tradicional versão de programa em execução, inclusive com a mesma nomenclatura, além de outras ferramentas de inclusão social e educação. O convênio entre as partes será assinado na próxima quarta-feira (15/05), às 19h, na Câmara de Vereadores, com a presença de futuros alunos do programa, pais e autoridades.

A pasta municipal dedicada ao trabalho já realizou, desde 2017, edições próprias do programa Jovem Aprendiz – Desenvolvendo Gerações –, com o objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através da oferta de ações socioeducativas e da criação de condições para a inserção, reinserção e permanência dos jovens no sistema educacional, na perspectiva de assegurar a proteção social básica.

Desde então, em diferentes turmas, já foram capacitados mais de 210 jovens através de encontros, quando foram passados o atual e futuro contexto do mercado de trabalho; dicas, técnicas e de comportamento em geral, desde como se portar e falar em público e orientações para uma excelência no atendimento a pessoas, colegas e clientes. Mais de 80% deles obtiveram experiências no mercado de trabalho.

Agora contará com o reforço do Senac, instituição fundada em 1946 e com vasta experiência como agente de educação profissional voltado para o comércio de bens, serviços e turismo do País. Serão inicialmente 125 alunos, já cadastrados. Os mesmos foram divididos em cinco turmas de 25 alunos cada. Estes ganharão a certificação após cinco encontros onde serão abordadas diversas temáticas. Os mesmos ocorrerão sempre nas quartas-feiras, das 13h30 às 17h, na sala de reunião da Câmara de Vereadores. A turma de estreia terá sua primeira oficina no próximo dia 15 de maio. Mais informações na Sedesth (Rua 13 de Maio, nº 398) e pelo telefone 3981-1052.

- publicidade -