Três estabelecimentos de Triunfo são autuados

1696
Crédito: divulgação

Nesta segunda-feira (17/06), três estabelecimentos de Triunfo foram fiscalizados em ação da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar. Foram autuados o Mercado Akelary, o Bazar e Mercado Oliveira e o Mercado Turossi. Entre os principais problemas encontrados nos estabelecimentos estão produtos com validade vencida, armazenados fora da temperatura e sem procedência, além da comercialização irregular de medicamentos.

Cerca de 300 quilos de alimentos impróprios ao consumo foram recolhidos e inutilizados. Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Segurança Alimentar), Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, o promotor de Justiça de Triunfo, Thomaz de La Rosa da Rosa, representantes da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal de Triunfo, da Secretaria Estadual da Agricultura, além da Decon.

Essa operação está acontecendo em mais regiões. Dia 28 de maio, em São Leopoldo, foram totalmente interditados os estabelecimentos Mercado Superbom e Mercado das Frutas devido a falta de alvarás, falta de higiene e demais situações parecidas com Triunfo. No total, foi inutilizada 1,1 tonelada de alimentos impróprios para o consumo.

Dia 5 deste mês, a fiscalização esteve em Formigueiro. Sete estabelecimentos foram fiscalizados e autuados por diversas irregularidades. Ao final da operação, foram contabilizados em torno de 1,6 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano. O Arrozão teve a câmara fria lacrada devido o risco sanitário. A Agroindústria foi interditada por infrações no procedimento de abatimento e a industrialização de produtos de origem animal, que eram realizadas sem a inspeção devida, tendo interdição parcial na área de suínos e apreensão de produtos.

No dia 6 deste mês, a fiscalização esteve em Vale do Sol. No total, uma tonelada e 100 quilos de alimentos impróprios ao consumo foi inutilizada. Foi autuado o Mercado Carvalho, a Casa de Carnes e o Oliveirao Mercado, Restaurante e Lancheria Oliveira, por razões como produção clandestina de embutidos e banha no local, insetos no local e outras já citadas nos demais estabelecimentos.

- publicidade -