Semana de Prevenção: alunos de Teutônia recebem orientações sobre primeiros socorros

Iniciativa, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Estrela, em parceria com a Secretaria de Educação de Teutônia, envolverá, inicialmente, em torno de 1.100 alunos da rede municipal e visa a prevenção de acidentes e situações de risco

839
Alunos recebem orientações sobre primeiros socorros / Crédito a foto: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

Pequenos cuidados que podem salvar vidas. Com este propósito está sendo realizada, em Teutônia, a Semana de Prevenção 2019, iniciativa executada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Estrela em parceria com a Secretaria de Educação teutoniense. A programação integra o projeto Bombeiros na Escola e envolverá, inicialmente, em torno de 1.100 alunos do 5º ao 9º anos da rede municipal de ensino de Teutônia, através de palestras de orientação sobre a prevenção de acidentes e de como agir em situações de risco.

A abertura da Semana de Prevenção foi realizada na manhã desta segunda-feira (24/06), no auditório da cooperativa Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru. “O objetivo da programação é a prevenção e proteção de primeiro grau, ou seja, em que os alunos, com pequenas ações em seu cotidiano, evitarão acidentes ou danos irreparáveis. São pequenos cuidados que podem salvar vidas”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Estrela, tenente Paulo Cesar Sulzbach.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, lembrou que a Semana de Prevenção é de extrema importância para a comunidade escolar. “Oportunizamos aos alunos mais informação, mais educação, mais proteção e mais segurança. Trata-se de um momento importante de conscientização, de saber prevenir acidentes, seja no ambiente escolar, seja em casa ou na rua”, frisou.

Dentre as instruções repassadas pelos bombeiros estão: como agir em casos de incêndio; primeiros socorros em casos de acidentes domésticos; drogas; bullying; cuidados nas redes sociais; cuidados no trânsito; e cidadania e meio ambiente. Ao final de cada palestra, os alunos participantes recebem folder explicativo sobre primeiros socorros. A programação segue até esta quarta-feira (26/06), abrangendo as escolas da rede municipal.

Conforme a Secretaria de Educação, a Semana de Prevenção vai ao encontro com a proposta pedagógica da pasta, de discutir temas que ultrapassem as quatro paredes da sala de aula. “São instruções importantes de prevenção, que os jovens irão observar no dia a dia e que levarão essas informações para suas casas”, ressaltou a titular da pasta, Rosana Schneider Rührwiem. “São dicas simples, mas que, quando seguidas no dia a dia, irão salvar muitas vidas”, acrescentou o subsecretário, Carlos Evandro Schneider.

O tenente Sulzbach ainda colocou que o trabalho focado nos estudantes é o fato deles serem disseminadores das informações apresentadas. “Eles vão repassar essa informação para o pai, para a mãe, para o vizinho. Ao mesmo tempo, criamos proximidade e uma interação com a comunidade onde atuamos, onde mostramos tudo aquilo que realizamos no Corpo de Bombeiros. Quem sabe, com estas ações, estimulamos estes jovens a serem, futuramente, bombeiros militares”, salientou.

- publicidade -