Rústica de Inverno de Estrela faz jus ao nome

Tempo instável e frio não atrapalhou o sucesso do evento que contou com a participação de mais de 700 pessoas

1589
Nem o frio impediu os competidores/Crédito da foto: Frederico Sehn/Divulgação

A cinzenta manhã de domingo (14/07), em Estrela, marcou mas não impediu a realização da 13ª Rústica de Inverno. A garoa fina, e às vezes alguns pingos mais fortes de chuva, além do frio que aumentava com as rajadas de vento, não atrapalharam o sucesso da edição 2019 da promoção do Governo de Estrela, com realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Tanto que dos 826 inscritos oficialmente, de 42 cidades, mais de 700 largaram para as corridas infantis, adulto e a caminhada.

Era madrugada e o Parque Princesa do Vale já recebia a movimentação das equipes de organização. O tempo instável não adiaria a prova. Assim, logo que chegaram ao local, os primeiros participantes já puderam, ainda na concentração da prova, degustar de todos os serviços, como um reforçado café da manhã, atendimento de massagistas e outros. A música ao vivo, café e chimarrão, também disponíveis, esquentaram o clima. Uma longa confraternização se criou antes mesmo da primeira largada, seguindo assim por toda a manhã, inclusive entre familiares. André Marques Ferreira (48) veio de Porto Alegre. Trouxe junto seu filho, de apenas quatro anos, e a esposa. Aqui ele se encontrou com outro filho (28) e sua neta (8). Com exceção da esposa, todos participaram em uma das categorias. “Uma excelente ideia para a gente se encontrar e se divertir juntos”, destacou Ferreira. Rosângela dos Santos (44), de Caxias do Sul, veio participar sozinha, mas isso não a intimidou. “É a primeira vez que venho correr aqui. Parece que é tudo muito organizado. Acho que será muito divertido”, comentou ela. Após a prova, confessou. “Adorei, vou voltar.”

A primeira largada foi da categoria infantil (2 km). Minutos depois de partirem rumo a ladeira da Júlio de Castilhos, o vencedor já vinha descendo, no caminho contrário, para a reta da chegada. Erick Ahlert, de Westfália, vencedor da prova em 2017 e vice em 2018, voltou ao topo do pódio em 2019. Em seguida ocorreu a largada da categoria Iniciantes, a novidade da atual edição. A prova foi focada para crianças até 8 anos e apenas 300 metros de distância, contou com a participação de alguns pais, fosse no aquecimento antes da largada, correndo ao lado em incentivo, ou junto, de mãos dadas. Os amigos de colégio, Murilo Strassburger (3) e Pedro Bergamnn (4) contaram com esse reforço e completaram a prova, para orgulho de todos.

Em seguida ocorreu a largada coletiva das corridas do Adulto (5 km e 10 km) e Caminhada (3 km e 5 km). Centenas de pessoas, nas mais diversas idades, partiram para seus desafios pessoais. A chegada, controlada por chips que legitimaram tempo e posição final, foi gradual para todas as distâncias e modalidades. Ao cruzarem a linha de chegada, na emoção pela meta alcançada, cada um comemorou do seu jeito. Nas mãos, frutas e água para a recomposição das energias. No peito, no mínimo, a medalha pela participação, que todos receberam. Seu Rubens José dos Santos, que ainda receberia troféu por ser o mais idoso da corrida, se mostrava muito feliz por completar a prova, aos 84 anos, ainda com fôlego. “Tenho gás para muitas outras”, disse o senhor de Tramandaí. Dona Maria Bispo Rodrigues, figura tradicional da prova, foi outra que recebeu muitos aplausos ao, quase duas horas depois da largada, ser a última a cruzar a linha de chegada dos 10 km, e aos 75 anos ser novamente a mais idosa a completar a corrida.

Atrações

Antes da premiação, enquanto os resultados eram processados oficialmente, os participantes e o público em geral puderam desfrutar de mais um show de música ao vivo, agora no ritmo do rock dos anos 60 e 70. Quem competiu teve direito ainda a dois vale-cerveja artesanal, uma oferta da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Estrela (Acerva), parceira do evento ao lado da Erva Mate Gaúcha da Serra; Dreams Viagens e Turismo; Rádio Tropical, Florestal; Estrela Palace Hotel; e também Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual; Rotary, Rotaract, Lions e Leo Clube; Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela; Zin Carina e Miguel; Arte e Áudio Comunicação; e Jeep Clube. A Dreams Viagens e Turismo também realizou o sorteio de um vale-viagem aos que estavam presentes à premiação.

Premiação

Foram condecorados com medalhas de participação todos os presentes, além de premiação geral, para atletas de Estrela e por faixas etárias. Não teve pódio na corrida Iniciante, mas estes receberam como prêmio uma maleta de guloseimas oferecida pela Florestal Alimentos. A corrida Infantil distribuiu troféus aos campeões, 2º e 3º lugares masculinos e femininos das três categorias de idade (09/11 anos; 12/13 anos; 14/15 anos) e medalhas para o 4º e 5º lugar, além de premiação em geral para todos que concluírem a prova.

Nas corridas adulto, além da premiação em medalhas a todos que concluíram a prova, foram condecorados com troféu do campeão ao 5ª lugar, nas duas distâncias, tanto no feminino como no masculino. Premiação idêntica ocorreu na classificação paralela que levou em consideração apenas os atletas de Estrela (nascidos ou moradores). Patrike Sulzbach (00:16:55) foi o primeiro colocado nos 5 km, e Ana Carolina Bilha (00:21:28) entre as mulheres. Por ser de Estrela ela também levou a respectiva categoria geral exclusiva dos moradores de Estrela. Jéferson da Luz Markus (00:17:49) levou o primeiro lugar da mesma. Nos 10 km, Alberto Casimiro da Costa (00:31:15) foi o campeão; e Michele Villa (00:44:31) a mais rápida. Na categoria estrelenses geral, Luana Schneider (00:47:24) e Ramon Anschau (00:36:23) foram os melhores.

Outra premiação se deu por faixa etária (12 no total – para atletas entre 16 e 70 anos ou mais) nas duas distâncias, tanto no feminino como no masculino. Nestas, troféu ao campeão, 2º e 3º lugares, e medalhas ao 4º e 5º lugar. O prêmio de maior grupo/Assessoria/Academia ficou mais uma vez com a Santiago Running, de Bom Retiro do Sul. A classificação geral pode ser acessada em um link na fanpage da 13ª Rústica (https://www.facebook.com/events/2389725098015812/), assim como os álbuns com as fotos de pódios e gerais do evento.

- publicidade -