Teutônia iniciará com 17 pontos de videomonitoramento

2064
Contrato entre Prefeitura e Teltex foi celebrado nesta quinta-feira (25/07) pela manhã

Dentro de 60 a 90 dias, Teutônia deverá ter funcionando o sistema de videomonitoramento na cidade. Serão 17 pontos que contarão com câmeras nesta primeira fase, conectadas à 2ª Cia da Brigada Militar, em Teutônia, e ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Vale do Taquari, em Lajeado.

Na manhã desta quinta-feira (25/07), durante café da manhã da CIC Teutônia, foi assinado o contrato com a empresa Teltex, vencedora da licitação e que prestará o serviço no modelo de comodato (locação) do equipamento.

No total, foram licitados 34 pontos, porém 17 serão priorizados neste início de trabalho. Cada ponto pode ter mais de uma câmera, o que deve significar um investimento mensal de R$ 40 a 45 mil de parte do poder público.

O prefeito Jonatan Brönstrup solicitou que a iniciativa privada conheça o projeto e invista para instalar outros pontos na cidade. “Existe valor financeiro para salvar uma vida? Podemos medir o custo para proteger as famílias?”, questionou o prefeito em sua fala no café da manhã.

O gerente operacional da Teltex filial Sul, Ezio Nicchimura Romeiro, salienta que “nosso papel é integrar a tecnologia para servir à população”. Nicchimura recorda de sua experiência em Canoas, no ano de 2011, quando foi implantado o projeto de segurança com câmeras. “Em três meses, tivemos redução de 87% dos crimes”, recorda.

“Atingimos um novo patamar de segurança em Teutônia”

Jonatan Brönstrup, prefeito de Teutônia

O comandante do CRPO, tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya, prestigiou o ato e salienta que o videomonitoramento funciona a pleno em Estrela, Lajeado e Encantado. Outros municípios – como Teutônia – estão aderindo e há alguns em fase de convencimento. “É uma ferramenta importante recebida das comunidades para as fases de prevenção e de repressão ao crime. Vamos tirar o máximo que o sistema puder nos dar”, aponta.

O evento de lançamento do videomonitoramento de Teutônia também teve a presença do delegado regional da Polícia Civil, José Romacir Reis; presidente dos Bombeiros Voluntários, Genir Pithan; do presidente do Consepro de Teutônia, Frederico Dahmer; da presidente do Legislativo, Keetlen Janaína Link; presidente da CIC, Mariza Wolf; representantes de entidades, cooperativas, vereadores, vereadores mirins, secretários municipais e empresários.

- publicidade -