Univates sedia 11º Seminário Ambiental “Viva o Taquari Vivo”

Ação promoveu teatro, oficinas e palestras sobre meio ambiente para comunidade escolar de Lajeado e região

765
Atores Gabriel Botelho e Gustavo Sifuentes interpretaram dois personagens fictícios / Crédito da foto: Lais Pontin Matos / Divulgação

Alunos e professores de escolas de Lajeado e região participaram, na manhã desta quinta-feira (05/09), do 11º Seminário Ambiental “Viva o Taquari Vivo”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela ONG Parceiros Voluntários do Município. Acomodados nas poltronas dos prédios 07 e 11 da Universidade do Vale do Taquari – Univates, discentes e docentes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental puderam refletir, assistindo a um teatro e a duas palestras expositivas, a respeito de questões ambientais que permeiam o cotidiano de grande parte dos brasileiros. Oficinas vinculadas à temática também foram ofertadas ao público. 

Vindo de Porto Alegre, o grupo Borogodó Produções despertou a atenção e a curiosidade de alunos e professores das séries iniciais com a apresentação teatral “O misterioso segredo das pequenas grandes coisas”. Os atores Gabriel Botelho e Gustavo Sifuentes interpretaram dois personagens fictícios que empenham-se para salvar o rio da cidade onde moram, contaminado depois do rompimento de uma barragem. O espetáculo infanto-juvenil, inspirado no desastre socioambiental que assolou a cidade mineira de Mariana em 2015, teve narrativa folclórica e objetivou conscientizar o público acerca de como as ações humanas podem interferir diretamente no meio ambiente. 

Ao mesmo tempo em que os pequenos desfrutavam da atividade pensada especialmente para eles, os palestrantes Henrique Fensterseifer, professor da Univates, e Thiago Soares Garcia Vaz, membro da Capitania Fluvial dos Portos de Porto Alegre, compartilhavam as experiências que tiveram ao longo de suas vidas profissionais com discentes e docentes das séries finais do Ensino Fundamental. Fensterseifer participou do Programa Antártico Brasileiro, realizou 16 expedições para o continente e contou alguns dos desafios que encarou por lá. Vaz falou a respeito dos esforços que a Marinha do Brasil emprega para preservar o meio ambiente e deu dicas (que encontram-se listadas abaixo) que todos podem pôr em prática para conservar os recursos naturais do planeta. Estudantes e professores do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, de Encantado, apresentaram ao público um case sobre ações ambientais realizadas no ambiente escolar. 

O evento encerrou com distribuição de lanche para todos os alunos e professores. 

Faça a sua parte e preserve o meio ambiente seguindo as seguintes dicas: 

Não descarte o óleo de cozinha no ralo; 

Não utilize pesticidas ou herbicidas nas plantas; 

Jogue o lixo sempre em local adequado e amarre bem os sacos antes de colocar na lixeira; 

Não jogue nenhum tipo de material, como sacolinhas plásticas e embalagens, em rios, lagos e oceanos; 

Não descarte medicamentos ou outros materiais no vaso sanitário. Algumas farmácias fazem a coleta de remédios vencidos; 

Reduza o desperdício de água fechando as torneiras ao escovar os dentes, o chuveiro durante o banho, etc; 

Use menos produtos químicos para limpar a casa e opte por produtos biodegradáveis. 

- publicidade -