Candidatos ao Conselho Tutelar de Estrela estão em plena campanha

São dez os postulantes às cinco vagas de titulares

739
Secretário Jônatas dos Santos: “mais um exemplo de democracia” / Crédito da foto: André Silva / Divulgação

Ocorre com intensa movimentação a campanha dos candidatos ao Conselho Tutelar de Estrela (Comdica). São dez os postulantes ao pleito que elegerá cinco titulares e cinco suplentes, em votação popular e aberta a todos os eleitores do município, agendada para o próximo dia 06 de outubro. O pleito é todo coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), presidido por Carla Patrícia de Oliveira Kalsing, e tem apoio técnico da Administração Municipal e fiscalização do Ministério Público.

Os dez candidatos que concorrem são os remanescentes do processo que contou, entre outras etapas, da análise de documentação, prova escrita e de caráter eliminatório. Esta ocorreu no início de agosto e então reuniu 20 aspirantes ao cargo. Foram aprovados Janice Scheer Michels; John Clever de Souza; José Juarez de Freitas; Lisiane Zancanaro Deifeld; Luana Raquel dos Santos; Luiz Carlos Pereira dos Santos; Maria Isabel Schilling; Matheus Frederico Schwarz; Pâmela Gabriele Barcelos Guedes; Paulo Roberto Martins e Tatiana Patrícia Rodrigues Trindade. Estes já estão nas ruas, na divulgação de seus nomes, números e suas intenções. A maioria conta com a entrega de tradicionais “santinhos” e participação em eventos nas comunidades.

A eleição se dará através de voto direto, secreto, universal e facultativo dos cidadãos do município, agendada para 6 de outubro de 2019, das 8h às 17h, que ocorrerão de forma igual em todo o País. Em Estrela terá como local o Colégio Santo Antônio/Faculdade La Salle. Poderão votar os maiores de 16 anos, inscritos como eleitores do município até o dia 07 de julho de 2019 (independente do processo de biometria), devendo o eleitor apresentar, por ocasião da votação, o título de eleitor e/ou documento oficial com fotografia. Cada eleitor pode votar entre um e cinco candidatos. Os cinco mais votados serão os titulares. “A campanha está ocorrendo como deve ser, com participação direta dos candidatos e seus apoiadores, até para que a população saiba quem possa representar público tão importante. Claro que em respeito às regras comuns à toda eleição”, destaca o secretário de Administração e Recursos Humanos. “Trata-se de mais um importante avanço no que chamamos de democracia, e considerando experiências já realizadas em outros municípios esperamos pela participação de até 10% de nosso eleitorado”, completa.

O cargo de Conselheiro Tutelar requer dedicação exclusiva, sendo vedado o exercício simultâneo de qualquer outro cargo, emprego ou função pública ou privada. A jornada de trabalho é de segundas a sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, além de plantões e atendimentos. A remuneração mensal é de R$ 1.279,67, mais benefícios como vale-alimentação, férias remuneradas e 13º salário. O mandato é de quatro anos, a contar de 10 de janeiro de 2020. Mais detalhes podem ser obtidos no edital que se encontra no link “Eleição Conselho Tutelar” na página da Prefeitura de Estrela (https://estrela.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/45); ou na sede dos Conselhos Municipais, na Rua Pinheiro Machado, 343, sala 2, Centro.

Confira os Candidatos e o número de cada

Janice Scheer Michels – 60

John Clever de Souza – 38

José Juarez de Freitas – 39

Lisiane Zancanaro Deifeld – 56

Luana Raquel dos Santos – 49

Luiz Carlos Pereira dos Santos – 67

Maria Isabel Schilling – 24

Pamela Gabriele Barcelos Guedes – 32

Paulo Roberto Martins – 54

Tatiana Patricia Rodrigues Trindade – 42


- publicidade -