Colinas dá início à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

600
Vacina tríplice viral, protege contra sarampo, caxumba e rubéola / créditos da foto: Angélica Pott/Arquivo

A segunda-feira, dia 7 de outubro, marcou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo de 2019. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todos os postos de saúde do país, com foco especial em dois subgrupos: crianças de seis meses a menores de cinco anos e adultos de 20 a 29 anos. O Dia D de vacinação será em 19 de outubro. Quando a Unidade Básica de Saúde de Colinas estará aberta das 8h às 16h30min.

De acordo com um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil. A maior parte dos diagnósticos está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana. Ainda assim, o número de estados com transmissão ativa da doença já chega a 17, reforçando a importância de uma campanha de vacinação por todo o país.

Em 2019, o governo decidiu dividir a ação em duas fases. Cada uma é focada em um público diferente que estaria mais suscetível à infecção por sarampo.

• Até 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Além disso, haverá um Dia D em 19 de outubro. Cabe lembrar que, antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas injeções.

• De 18 a 30 de novembro, será a vez dos jovens de 20 a 29 anos. Aqui, o Dia D acontecerá no 30 de novembro, data final da campanha.

Para repor os estoques de imunizantes, o Ministério da Saúde adquiriu mais que o dobro de doses em relação ao ano passado, indo de 30,6 para 60,2 milhões. Será a maior distribuição de tríplice viral feita pelo Brasil nos últimos dez anos.

- publicidade -