Stone Garden Downhill será neste domingo em Estrela

938
Crédito: divulgação

Já conhecida pela diversidade de eventos esportivos, inclusive aqueles onde se alia velocidade e adrenalina, Estrela dará mais uma oportunidade de o público se divertir. Será realizada domingo (13/10) o Stone Garden Downhill. A modalidade que consiste basicamente na descida de uma ladeira sobre um skate poderão proporcionar velocidades superiores a 70 km/h. A promoção da 2P Downhill em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) será realizada nas ladeiras do Loteamento Jardim das Pedras, das 8h às 17h, sem interrupção ao meio-dia. São esperados entre 80 e cem atletas. Etapa será seletiva à final do Campeonato Brasileiro, agendado para o fim de novembro em Monte Alegre do Sul, em São Paulo.

De acordo com o organizador, Moises Felipe Blume, o nome “Garden” faz justamente referência ao loteamento Jardim das Pedras, localizado no Bairro Cristo Rei, que por suas características já foi palco de outros eventos similares, entre eles o Festival de Carrinho de Lomba de Estrela. “No caso do nosso downhill, tem caráter competitivo, onde a meta é passar por todos os obstáculos possíveis no menor tempo possível’, explica Blume, que também é praticante. Os obstáculos a que se refere Blume são as curvas do circuito. Este será constituído de retas e quatro curvas, com largada do ponto mais alto do Jardim das Pedras, na Rua das Esmeraldas, e chegada ao fim da Rua Mathias Ruschel Sobrinho.

Serão cinco categorias: open, master, feminino, amador, luge e iniciante. Apesar de a competição já ter atletas fixos, inclusive representantes de Santa Catarina e Paraná, serão aceitas inscrições antecipadas e também na hora visando novas participações. Contudo, antes das provas serão realizadas vistorias nos equipamentos para minimizar a possibilidade de acidentes e garantir a segurança de competidores e do público. “Nesta modalidade, entre tantas outras possíveis de serem realizadas com skates diversos, visamos justamente alcançar a maior velocidade, e por isso são exigidos aparatos de segurança tanto de atletas, como roupa de couro, capacete fivelado e skates especiais, não os convencionais.” Inscrições e mais informações pela fanpage do evento Stone Garden Downhill (https://www.facebook.com/events/1342016469287583/) e pelos telefone 99950-8164 e 99784-3071.

De acordo com Blume, a modalidade já registrou de forma oficial 119 km/h, em Teutônia. “O Vale do Taquari já é referência na modalidade, e exemplo foi a realização do Downhill em Teutônia, que em maio teve etapa na ladeira da Lagoa da Harmonia, considerada a mais rápida e temida do mundo, e registrou a presença de competidores de mais de seis países naquela pista, onde chegamos a esta velocidade”, diz. “E Estrela tem tudo para entrar na rota desses atletas que primam por essa união de esporte, adrenalina e esporte, apesar do circuito daqui, que terá curvas mais acentuadas, não permitir velocidades máximas”, cita ele, ao lembrar que as vias e cordões terão fardos de fenos para proteger tanto os atletas como o público que irá prestigiar as descidas. “Acima de tudo queremos divulgar e popularizar, com segurança e organização, a modalidade. Farroupilha será palco de uma terceira etapa, ainda este mês.

- publicidade -