Estrela sediará torneio de basquete em rodas

720
Reunião na manhã desta quinta-feira confirmou a realização da Copa em Estrela / Crédito: Rodrigo Angeli

A participação de pessoas com deficiência física no mundo dos esportes cresce dia após dia, mas ainda necessita de adeptos, colaboradores e divulgação. Pois é no reforço desta causa que será realizada em Estrela, no próximo dia 07 de dezembro, a Copa Faders – 46 anos – de Basquete em Rodas. O torneio amistoso de uma das modalidades mais populares do mundo quando o assunto é esporte adaptado marcará a premiação do Circuito Gaúcho 2019 da modalidade. Deverão estar presentes até seis equipes de diversas cidades gaúchas.

Uma reunião na manhã desta quinta-feira (14), na Prefeitura de Estrela, com a presença do prefeito em exercício Valmor Griebeler, e do presidente da Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado do Rio Grande do Sul (Faders), o ex-deputado estadual Marquinho Lang; acertou a parceria. O evento contará com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e a Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), que darão suporte; e do Colégio Santo Antônio, que cederá a sua estrutura particular, que conta com acessibilidade, para a realização dos jogos. Além de lideranças políticas, também participaram do encontro os secretários municipais Julio Saldanha Pereira (Smel), Jônatas dos Santos (Administração e Recursos Humanos); a representante da Adefil, Cleni Teresinha Weiand; e o ex-vereador estrelense Paulo Birk, autor da proposta.

Ao confirmar o apoio à realização da Copa Faders em Estrela, Griebeler, que é faixa preta e professor de karatê, destacou ser o esporte sempre uma eficiente ferramenta de transformação e bem-estar social. “Precisamos apoiar estas e outras causas sociais e esportivas, e como sempre fazemos aqui em Estrela através da Smel, temos na multiplicidade do esporte um dos nossos eixos. Trata-se de um grande evento para demonstrarmos o quanto, com um pouco de vontade e apoio, dificuldades podem ser superadas e virarem sinônimos de alegria.” Autor da ideia, Birk, que é cadeirante e nos momentos de lazer pratica esportes como o tiro esportivo, e inclusive disputa o Circuito Estadual de Basquete com as cores da equipe Blindados do Vale, de Lajeado, agradeceu. “Será uma maneira de fazer com que todos conheçam um pouco mais destas modalidades, pessoas com deficiências parecidas sintam-se encorajadas a sair do comodismo e a praticarem este e outros esportes, como também empresários e entidades a apoiarem estas causas”, destaca Birk.

Cleni Weiand lembrou ainda que a equipe Blindados do Vale, que é mantida pela Adefil, conta em seu quadro com diversos estrelenses. “Foram muitos os avanços sociais da causa ao longo dos últimos anos, e muito disto se conseguiu através do esporte, maior ferramenta de reinserção social.” O Circuito Gaúcho reuniu ao longo do ano seis equipes: Aspede – campeã (Santa Cruz do Sul), Adau/Uri – vice-campeão (Erechim); Cidef – 3º lugar (Caxias do Sul); Leme – 4º (Novo Hamburgo); Blindados do Vale – 5º (Lajeado) e Brothers – 6º (Canoas). Estas equipes deverão estar presentes e o convite será estendido a outros times que não participam ainda do Estadual.

- publicidade -