Exames rápidos de HIV no Calçadão de Estrela

835
Ação faz parte da campanha em torno do Dia Mundial de Luta contra a Aids / Crédito: Rodrigo Angeli

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Estrela está, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (29/11), com uma tenda na Rua João Abott, no Calçadão de Estrela. No local, a equipe do serviço está realizando testes rápidos e gratuitos de HIV, o vírus causador da Aids. A iniciativa é uma das ações da campanha em torno do Dia Mundial de Luta contra a Aids, dia 1º de dezembro. Os testes serão realizados até as 15h30 e os resultados saem em 20 minutos. Materiais de divulgação e conscientização também são distribuídos.

De acordo com a coordenadora do SAE Estrela, Maria de Lourdes Oliveira Wermann, a ação tem sido muito positiva. “As pessoas já compreenderam a importância de estarem informadas, de que a realização do teste já é mais comum e é importante, e por isso não se sentem mais constrangidas a buscarem nossos serviços”, diz. “As pessoas precisam entender que conviver com o HIV reagente é possível hoje desde que com o tratamento adequado. Nas décadas passadas, a Aids era como uma sentença de morte. Não havia tratamento. O que é diferente de hoje. Mas é preciso, antes de tudo, descobrir se está infectado, então aceitar o diagnóstico e aí partir para o devido tratamento e acompanhamento”, destaca.

Outras campanhas de prevenção são promovidas pelo SAE ao longo do ano. Foi o caso da realizada em junho, que incentivou de exames prévios entre parceiros de gestantes. A meta foi identificar casos onde havia a necessidade do uso de medicamentos (antirretrovirais) a fim de diminuir as chances de transmissão da doença para os bebês intraútero e recém-nascidos, já que segundo o Ministério da Saúde (MS), o Rio Grande do Sul está entre os estados com maior taxa de incidência de Aids do País e a taxa de detecção de gestantes com HIV e crianças menores de 5 anos vivendo com HIV/Aids está acima da média nacional.

O SAE de Estrela é atualmente referência para dez municípios da Região 30 da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRS): Colinas, Imigrante, Westfália, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Fazenda Vilanova, Taquari, Paverama, Poço das Antas e Estrela. Mas o atendimento é realizado para todas as pessoas que procuram o serviço. Ele está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.127, no Bairro Oriental, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, sem fechar ao meio-dia. Os exames, inclusive para outras doenças, como o caso da Sífilis, são gratuitos, sigilosos e os resultados saem em até 30 minutos. Mais informações pelo telefone 3981-1170.

- publicidade -