Lajeado Mais Verde faz plantios para arborizar novo Parque Piraí

714
Diversas espécies de árvore foram plantadas

Garantir um ambiente mais agradável, a qualidade de vida dos moradores e o embelezamento do Parque Piraí, no Bairro São Cristóvão, foi o que motivou o plantio de 28 mudas de árvores neste novo espaço de lazer na manhã desta quarta-feira (04/12). A ação, que foi realizada pela Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Obras e Serviços Públicos (Seosp), integra o projeto maior Lajeado Mais Verde.

As 28 mudas, já medindo cerca de 1,2 metros de altura, foram colocadas ao redor da pista de caminhada e ao lado da academia ao ar livre. Uma equipe de técnicos da Prefeitura, formada por profissionais da Sema e do Departamento de Serviços Urbanos, atuou no local.

Conforme a engenheira agrônoma Anelise Bohn, as mudas plantadas são Flamboyants (Delonix regia (Hook.) Raf.), Uvaia (Eugenia pyriformis Cambess), Sete-capotes (Campomanesia guazumifolia (Cambess. O. Berg), Guajuvira (Cordia americana (L.) Gottshling & J. E. Mill.), Ipês-amarelos (Handroanthus crysotrichus (Mart. ex A. DC. Mattos), e Quaresmeiras (Tibouchina mutabilis Meyen).

“Foram escolhidas árvores que embelezarão o espaço com flores e frutos em diferentes épocas do ano. Em um dos corredores do parque plantamos ipês-amarelos e em outro criamos uma alameda de quaresmeiras. As alturas que as mudas atingirão quando adultas também são diversas e de diferentes formatos”, explicou Anelise.


Reposições de mudas na Avenida Benjamin Constant

Na segunda-feira (02/12), a Sema iniciou a reposição de mudas que não vingaram ou foram vandalizadas na Avenida Benjamin Constant, nos canteiros centrais dos bairros Montanha e Moinhos d’Água. Conforme a engenheira florestal Sabrina Wolf, 40 mudas das espécies Goiabeira-serrana (Acca sellowiana (O.Berg) Burret) e Quaresmeira (Tibouchina mutabilis Meyen) já foram plantadas. Ao todo, serão replantadas cerca de 50 mudas de árvores até na próxima semana. Houve também a revisão das mudas em desenvolvimento com a substituição das estacas de apoio.

- publicidade -