Iniciadas as obras de reforma e ampliação do prédio da Prefeitura de Lajeado

227

O prédio que abriga a Prefeitura de Lajeado começou a receber as obras de reforma e ampliação nesta quinta-feira (15/01). Os funcionários da empresa Vincere Engenharia e Construções, que venceu a licitação para execução das obras, começaram a instalar as proteções para a obra pela manhã. A primeira etapa é a revitalização da parte externa que contribuirá para a valorização e o desenvolvimento do Centro Histórico da cidade. O prazo inicial estimado para conclusão da obra é de cinco meses.

A reforma da prefeitura ocorrerá em duas etapas. Neste primeiro momento, acontecerá a revitalização da parte externa que trará novos elementos para a fachada e serão substituídos os brises existentes, já desgastados. Já na segunda etapa, que ainda não foi licitada, serão feitas adequações na parte interna do prédio com o objetivo de proporcionar um local mais adequado e moderno para atender a comunidade.

O foco agora será a ampliação de 305,72 metros quadrados no terceiro pavimento, que foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) após análise do projeto para verificar se não haveria comprometimento da visibilidade do prédio tombado da Casa de Cultura. Com a ampliação, outros órgãos do governo, que atualmente estão alocados em outros locais, serão transferidos para a Sede Administrativa, com o objetivo de atender cidadãos e empreendedores que diariamente demandam serviços dessas secretarias e que precisam se deslocar pela cidade enquanto poderiam resolver suas demandas em um único lugar.

O terceiro pavimento também contará com um espaço ao ar livre de 49 metros quadrados. Já no largo da prefeitura, no local onde hoje há uma pequena cobertura de proteção junto à entrada principal, será construída uma cobertura maior para a entrada, com 83,62 metros quadrados.

Para a execução da obra, o acesso para cadeirantes existente junto à Biblioteca Municipal será fechado por questões de segurança, assim como o acesso frontal pela escada da Rua Júlio de Castilhos. Pessoas com dificuldade de locomoção deverão acessar a prefeitura pela garagem do prédio ou pela rampa da Rua Júlio May, que também será reconstruída em breve.

O valor para execução da reforma e ampliação é de R$ 1.325.693,93, recursos oriundos da venda da folha de pagamento realizada em 2018 mediante processo licitatório, ou seja, são recursos que não se originaram do pagamento de impostos por parte da sociedade e não retiram investimentos de outros setores do município.

Saiba mais

O Centro Administrativo do município de Lajeado, localizado na Rua Coronel Julio May, teve a sua construção iniciada no ano de 1982 e desde então nunca passou por uma reforma completa. A reforma do Centro Administrativo segue as diretrizes do projeto de revitalização do Centro Histórico, idealizado com a criação do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico em 2012 (Lei 8.903/2012).

- publicidade -