Postos Fórmula também aderem ao Jovem Aprendiz na Univates

Três cursos de formação devem ter início em março

187
Postos Fórmula / Crédito da foto: Divulgação

Três cursos de formação profissional devem entrar em funcionamento pelo Programa Jovem Aprendiz Univates em março: Assistente Administrativo, Operador de Sistemas de Computador e Mecânico de Manutenção de Máquinas. As formações são voltadas a adolescentes e jovens contratados como aprendizes pelas empresas parceiras e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio.

Um dos parceiros que aderiram ao programa são os Postos Fórmula. Conforme a sócia Raquel Kalsing, a empresa já contrata aprendizes há mais de 10 anos, em cumprimento à Lei da Aprendizagem (lei 10.097/2000). “Desde então notamos que os jovens participantes do programa aproveitam a oportunidade, se dedicando ao trabalho na empresa com atenção e disposição em aprender. Para nós é um programa de porta de entrada na empresa. Aqueles que se destacam são efetivados após o término do programa, e assim já estão treinados e integrados às equipes. A formação do aprendiz também é muito importante para nós. Investimos neles com o intuito que resulte em trabalho qualificado na empresa”, explica Raquel.

Ela acrescenta que os Postos Fórmula buscam  jovens interessados em trabalhar e aprender, que tenham a intenção de continuar na empresa após o término do programa. “Procuramos jovens com formação de qualidade, que seja aproveitada 100% no ambiente profissional, no dia a dia da empresa”, finaliza.

O Programa Jovem Aprendiz Univates prevê a formação profissional nas dependências da Universidade, enquanto a prática ocorre nas empresas parceiras, de forma alternada. Para participar do Programa Jovem Aprendiz Univates, o primeiro passo é a adesão das empresas interessadas, que serão responsáveis pela seleção dos aprendizes, sua contratação e inscrição nos cursos. A professora Renata Gonzatti explica que as empresas são as responsáveis pela seleção e contratação dos aprendizes e após os matriculam nos cursos de formação técnico-profissional.

Empresas interessadas em participar do Programa Jovem Aprendiz Univates podem contatar o Centro de Educação Profissional (CEP) da Instituição pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mail [email protected]

Saiba mais 

O programa oferece uma perspectiva de formação profissional para os jovens ao mesmo

tempo em que favorece o exercício da prática profissional. Foi criado com o intuito de inserir os jovens, de forma protegida, no mundo do trabalho, enfrentando um dos desafios das políticas públicas, que é a inserção dos jovens em empregos formais.

De acordo com a professora Renata Gonzatti, o Jovem Aprendiz é uma política pública nacional, instituída com o objetivo de oportunizar aos jovens experiência profissional, de forma protegida, ao mesmo tempo em que proporciona formação profissional. “Trata-se de um oportunidade diferenciada de acesso ao primeiro emprego, que sabemos ser mais difícil para os jovens por não terem experiência”. Para o início das atividades serão ofertadas 25 vagas por curso. “Estamos construindo novas parcerias para o preenchimento das vagas, para darmos início ao programa. Várias empresas manifestaram interesse em conhecê-lo, o que nos deixa muito otimistas quanto à sua implementação neste ano de 2020”.

- publicidade -