Notas de redação do Enem de alunos do VestVates estão acima da média nacional

Média dos estudantes na redação é de 889,6

8

Os alunos do cursinho popular da Univates, o VestVates, chamaram a atenção positivamente com seu desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2019. As notas de redação dos 25 estudantes que fizeram a prova alcançaram a média em 889,6, enquanto a média nacional nesse quesito ficou em 592,9. O VestVates oferece, desde 2017, aulas gratuitas com a finalidade de preparar os alunos de escolas públicas do Vale do Taquari para os exames de ingresso no ensino superior.

Para Leonardo Rickes da Rosa, estudante de Medicina da Univates e tutor de redação do VestVates, o resultado obtido é motivo de orgulho, pois é fruto de muita dedicação e trabalho duro dos monitores, tutores e alunos. “Aumentamos a média em relação ao ano passado. É sempre um desafio, pois, mesmo com alunos de diferentes níveis oriundos de escolas públicas, o objetivo é atingir acima dos 900 pontos na redação. Em 2019, os resultados foram 17 alunos que receberam entre os 900 e os 1.000 pontos, seis que ficaram acima de 800 e dois tiveram acima de 750 pontos”, explica. “Felizmente contamos com um grande time de tutores e monitores que apoiam esse processo, aos quais devemos agradecer sempre”, comenta Leonardo.

Ana Julia Fazenda de Souza foi uma das estudantes do VestVates que prestou a prova do Enem em 2019. Ela conta que conheceu o cursinho por meio de uma amiga, que havia participado da edição de 2018. “Participar do VestVates foi uma oportunidade única e desafiadora. O cursinho foi essencial para obter o resultado que tive”, explica. Sandra Birck foi outra estudante que teve ótimo desempenho no Enem. Para ela, participar do VestVates abriu várias portas. “O cursinho influenciou 100% na minha nota do Enem, pois pude reforçar vários conteúdos e chegar à prova mais preparada”, explica a estudante, que, assim como Ana Júlia, alcançou 940 pontos na redação. 

“O início de ano é um momento de muita expectativa. Enquanto alunos da última turma  aguardam os resultados dos vestibulares, temos a abertura das inscrições para o processo seletivo do cursinho. Este ano, além da prova, teremos os cenários temáticos, com o intuito de avaliar competências além das cognitivas”, explica Leonardo Rickes da Rosa.

VestVates recebe inscrições

Até o dia 1º de fevereiro, interessados em participar do cursinho popular da Univates podem se inscrever pelo site. É necessário já ter concluído o ensino médio ou concluí-lo até o final de 2020. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h10min às 22h40min, e são ministradas por graduandos e graduados da Univates. 

As provas simuladas acontecem em sábados à tarde, ao longo do ano – as datas são previamente divulgadas e podem ser consultadas em vestvates.com.br/simulados. É importante que o aluno leia o Manual do Candidato, também disponível no site.

Quer fazer parte do projeto?

Estudantes da Univates que queiram atuar como tutores podem se inscrever pelo site www.vestvates.com.br/vemserprof até o dia 30 de janeiro. As provas práticas de seleção  ocorrem entre os dias 06 e 21 de fevereiro. “É muito gratificante ver os resultados, mas isso depende do apoio de cada membro do projeto”, completa Leonardo.

Mais informações podem ser obtidas na página do VestVates no Facebook, em www.facebook.com/vestvates ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5903.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui