Alunos de Comunicação Social da Univates participam de projeto do Canal Futura

658
Crédito da foto: Divulgação

Anualmente os alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Vale do Taquari – Univates, que inclui Publicidade e Propaganda e Jornalismo, podem participar da seleção para o projeto Geração Futura, do Canal Futura. Em 2020, a Univates tem dois representantes: Juliana Pisoni e Lucas Villela. Os alunos embarcaram rumo ao Rio de Janeiro no domingo, dia 2, e retornam no dia 14, com a bagagem extra de experiência em audiovisual e produção televisiva. Lucas estuda Publicidade e Propaganda e Juliana é aluna de Jornalismo. É a sétima edição em que a Univates participa.

Para participar do Geração Futura, os estudantes passaram pelo processo seletivo em que deviam fazer uma análise crítica de um programa do Canal Futura em um vídeo de até três minutos. Também foi preciso responder às perguntas “Por que você quer participar do Geração Futura Juventudes?” e “O que você espera que a oficina do Geração Futura Juventudes possa ajudar em sua vida profissional?”. Neste ano, o projeto conta com 40 participantes das cinco regiões do Brasil. 

Os representantes da Univates também trabalham na instituição, Juliana na TV Univates e Lucas no setor de Marketing e Comunicação, com produção de vídeos. Para ambos, a vivência no Rio de Janeiro contribuirá para a atuação profissional, já que que as oficinas tratam de temas como da produção de roteiro, direção de fotografia e iluminação. “Tivemos uma palestra com Luís Nashbin, que é referência no jornalismo. Conhecer ele e a sensibilidade dele em contar histórias foi sensacional. Com certeza será um divisor de águas na minha vida profissional”, diz Juliana. Além de todas as oficinas sobre os mais diversos temas relacionados ao audiovisual com profissionais da Rede Globo, Canal Futura e HBO, Lucas e Juliana destacam a importância de ter contato com estudantes de outras regiões do Brasil. Para Lucas, os dias têm sido intensos e transformadores. 

O estudante já participou de outros programas oferecidos pela Univates, como o Projeto Rondon, e coordenou um grupo de doutores palhaços do projeto “E Seu Sorrir?”. “Tive uma experiência incrível no Piauí, no Projeto Rondon, e agora estou neste projeto que é o sonho de qualquer jovem universitário: estar no Rio de Janeiro tendo contato com os maiores profissionais da área”, pontua. “Passamos praticamente o dia todo na fundação Roberto Marinho, no Canal Futura, aprendendo sobre os mais diversos temas relacionados ao audiovisual. E o mais legal disso tudo é que são 40 pessoas, um misto de diversidade, culturas e sotaques, vivendo o mesmo sonho”, completa Juliana. Para ambos os estudantes, a expectativa é voltar para o Rio Grande do Sul com uma visão mais ampla e melhor sobre a profissão, para poder otimizar o trabalho e crescer como pessoa.

Participantes da Univates no Geração Futura

Geração Futura 2011: Daniela Cristina Mallmann (Jornalismo) e Jean Vitor Dettenborn (Publicidade e Propaganda)

Geração Futura 2015: Ronaldo Ely Rempel (Jornalismo) 

Geração Futura 2016: Ana Amélia Ritt (Jornalismo)

Geração Futura 2017: Tiago Wiethölter (Jornalismo)

Geração Futura 2018: Artur Dullius (Jornalismo)

Geração Futura 2019: Amanda Cantú (Jornalismo)

Geração Futura 2020: Juliana Pisoni (Jornalismo) e Lucas Villela (Publicidade e Propaganda)

Inscrições abertas

O curso de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda estão com inscrições abertas no Vestibular Univates. No total são 37 cursos presenciais e 18 a distância (EAD) oferecidos pela Univates.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos – presenciais ou a distância – é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas em univates.br/vestibular/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

- publicidade -