Parque Histórico de Lajeado recebe obras de melhorias

647
O objetivo da limpeza é melhorar a infraestrutura do Parque / Crédito da foto: Divulgação

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura do Parque Histórico Municipal para receber os visitantes e valorizar o espaço rico em cultura alemã, diversas obras de melhorias estão sendo feitas no local desde o início de fevereiro de 2020. O investimento da prefeitura de Lajeado se dá por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag).

Nesta semana, funcionários das empresas contratadas estão trabalhando na limpeza das calçadas, das grades e também na instalação de uma nova rede hidráulica para todo o parque, o que possibilitará a individualização do consumo de água de cada casa do Parque com a instalação de hidrômetros em cada edificação. 

Além disso, todas as casas estão sendo limpadas internamente, Em razão disso, o Museu da família Lohmann está temporariamente fechado. Para esse ano, também está prevista a pintura do palco e a reorganização do Museu.

De acordo com a turismóloga Renata Wais, a ideia também é estimular empreendimentos a adotar as casas sediadas no parque, mediante concessão, buscando movimentar o turismo na cidade e aumentar a utilização do espaço de lazer. Em contrapartida à concessão, o concessionário fica responsável pela manutenção completa da casa concedida. A área aberta do Parque Histórico também pode ser utilizada para a realização de eventos.

Outras melhorias já haviam sido concluídas ainda em 2019, como a reforma e pintura do pórtico de entrada, a substituição das calhas, telhados e outros itens estruturais, como instalação de corrimão, e do guarda-corpo na escada que dá acesso ao auditório. Ainda, ocorreu a reforma na pinguela, na ponte coberta, na Casa Ratzbier e na antiga cervejaria, além da instalação de um portão eletrônico na entrada lateral do Parque Histórico, de ar-condicionado no auditório, assim como o revestimento das cadeiras e a disponibilização de internet wi-fi gratuita para os visitantes.

Sobre o Parque Histórico de Lajeado

O Parque Histórico foi inaugurado em 08 de novembro de 2002 e, desde então, recebe os visitantes para uma viagem no tempo, rica em cultura e história alemã. É também conhecido em alemão como Deutscher Kolonie Park, e conta com uma área de 20 mil metros quadrados. É um espaço cultural e turístico peculiar com uma grande coleção de estruturas arquitetônicas construídas genuinamente, em estilo enxaimel, pelos imigrantes alemães entre 1860 e 1910 e que foram transferidas ao parque mantendo sua originalidade.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

Endereço: Rua Lourenço Meyer da Silva, 345-535, bairro Alto do Parque (ao lado do Parque do Imigrante)

Telefone: (51) 3982-1242

- publicidade -