Intercooperação inédita construirá a Hidrelétrica Vale do Leite

Projeto da Certel Energia contará com financiamento de quatro cooperativas do Sicredi

2811
Financiamento para a obra foi celebrado pelas cooperativas em Pouso Novo

Um projeto inédito de intercooperação será responsável por concretizar um importante projeto na área da infraestrutura do Vale do Taquari. Ao meio-dia desta quarta-feira (19/02), no CTG Tropilhas da Serra, em Pouso Novo, foi lançado o projeto de construção da Hidrelétrica Vale do Leite, da Certel Energia, no dia do aniversário de 64 anos da maior e mais antiga cooperativa de eletrificação do país.

A obra será construída no Rio Forqueta, na divisa dos Municípios de Pouso Novo e Coqueiro Baixo, com financiamento de quatro cooperativas do Sicredi: Ouro Branco (Teutônia), Integração RS/MG (Lajeado), Região dos Vales (Encantado) e Botucaraí (Soledade). O investimento total previsto é de R$ 45 milhões.

A Vale do Leite tem previsão de execução de 18 meses, sendo que o início das obras deve acontecer ainda neste ano. A usina terá 6,4 MW de potência instalada.

O presidente da Certel Energia, Erineo José Hennemann, considera o momento ímpar e histórico pela intercooperação. Também agradeceu a confiança e deu aos associados o mérito para o que classificou de “melhor resultado da história da Certel”.

Ato foi realizado no dia do aniversário de 64 anos da Certel

Demais hidrelétricas

A Vale do Leite será a terceira hidrelétrica da Certel no Rio Forqueta, que já conta com a Salto do Forqueta e a Rastro de Auto. Além destas, a Certel possui projetos bem adiantados para mais quatro hidrelétricas (do modelo PCH – Pequena Central Hidrelétrica) na região.

  • Salto Forqueta (6,1 MW, no Rio Forqueta, entre Putinga e São José do Herval, inaugurada em 2002);
  • Boa Vista (700 kW, no Arroio Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela, inaugurada em 2005);
  • Rastro de Auto (7,02 MW, no Rio Forqueta, entre São José do Herval e Putinga, inaugurada em 2013)
  • Cazuza Ferreira (9,1 MW, no Rio Lageado Grande, no Distrito de Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula, inaugurada em 2016, em sociedade com Coprel e Geopar).

Preocupação ambiental

A Certel tem a área ambiental como premissa na sua origem, e a sustentabilidade é trabalhada em diversos programas desde 1985. Nos casos das hidrelétricas, a opção das PCH’s permite resultados ainda mais satisfatórios. Toda a área que será alagada é limpa para evitar a geração CO2. Há uma exigência de preservação ambiental de 50 metros de cada margem, em área cercada, proibição de pesca e outras atividades. Nas outras duas PCH’s do Forqueta, a situação ambiental está melhor do que antes da instalação da hidrelétrica.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.