Começam preparativos para as intervenções artísticas do 1º Concurso Arte na Cidade

1479
Espaços estão sendo preparados / Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

O 1º Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos está cada vez mais próximo de ser concretizado. Nesta semana, os dois locais que receberão as intervenções estão passando por limpeza. O concurso é promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Sesc Lajeado, Univates e com apoio de Tintas Nobre.

Lançado em setembro de 2019, o concurso tem caráter artístico-cultural e busca valorizar o espaço urbano de Lajeado. Uma comissão julgadora, constituída por representantes de diferentes setores, selecionou as cinco melhores propostas de pintura que contemplavam o conceito “Humanizando a Cidade”. Os artistas cujos trabalhos foram escolhidos tiveram seus nomes divulgados e receberam uma premiação durante um evento do Natal no Coração. 

Os locais que estão sendo limpos e que receberão intervenções são: o viaduto da BR-386 sobre a Avenida Senador Alberto Pasqualini (neste local, as intervenções artísticas serão reservada às muretas das calçadas que passam debaixo do viaduto da BR-386, de ambos os lados da avenida Alberto Pasqualini) e na ponte seca, onde a BR-386 passa sobre a Rua Bento Rosa (neste caso, as intervenções artísticas serão feitas nos pilares e nas cabeceiras dos dois viadutos paralelos das pistas da BR-386).

Conforme a coordenadora de Cultura da Secel, Talita Fracalossi, o próximo passo será a execução das intervenções, que estão previstas para ocorrer entre os dias 16/03 e 05/04. A Prefeitura de Lajeado disponibilizará o suporte e equipamentos de segurança necessários às equipes no momento da execução das pinturas. As tintas serão fornecidas pelo apoiador Tintas Nobre.

Após, haverá a seleção da melhor intervenção, a ser feita por voto popular. A votação ocorrerá entre os dias 08 e 15/04 por meio de urnas físicas colocadas em três pontos da cidade: Prefeitura Municipal, Sesc Lajeado e Univates. A proposta mais votada receberá a premiação extra de R$ 2.000,00.

Além das intervenções artísticas, o Arte na Cidade, que terá seu lançamento oficial no dia 23/03, promoverá uma série de outras atividades.

Confira os vencedores que executarão as intervenções:

– Espaço mureta, na Avenida Alberto Pasqualini: Flávia Pozzobon da Rocha Gomes e equipe

– Espaço mureta, na Avenida Alberto Pasqualini: Lucas Cristiano Baldissera e equipe

– Viaduto Bento Rosa: Samuel Hergesell e equipe

– Viaduto Bento Rosa: Rafael Hergesell

- publicidade -