Acadêmicos do Paraná conhecem ordenha robotizada em Teutônia

3455
Acadêmicos da UTFPR conheceram a propriedade da família Brackmann, em Linha Clara - Teutônia

Durante os dias 11 e 14 de março, estudantes acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus de Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná – visitam propriedades que atuam na produção de leite no estado do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (12/03), o grupo visitou a fazenda Brackmann, em Linha Clara – interior de Teutônia.

Acompanhados pelo diretor da Milkparts Lely Center, Valdair Kliks, o grupo conheceu o sistema de ordenha robotizada implantado recentemente na propriedade rural da família Brackmann, sendo recebidos por Élio, Moacir e Deisi Brackmann. Além da ordenha robotizada, a propriedade é uma das selecionadas que entrega o Leite Origem da Languiru, envasado em até 24h após a ordenha.

É de consenso entre o grupo que a visita e a vivência das situações de campo são fundamentais aos profissionais em formação das Ciências Agrárias e da área da Tecnologia. Estes estudantes compõem um grupo do Programa de Educação Tutorial (PET), com foco na Pecuária Leiteira. Atualmente conta com a colaboração de 11 discentes (alunos) de graduação dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

O grupo é liderado pelo zootecnista professor, doutor Fernando Kuss, que exerce papel de tutor. Fernando é egresso do Colégio Teutônia – do curso Técnico em Agropecuária, em meados da década de 1990. “Estas visitas são atividades anuais do grupo, que busca conhecer, por meio de visitas, propriedades destaque no âmbito tecnológico, organizacional e que, acima disso, entreguem ao mercado produtos com qualidade e procedência no setor da Bovinocultura de Leite”, explica Kuss.

- publicidade -