Estrela adota medidas para prevenção ao contágio pelo Coronavírus

Entre elas, a suspensão das atividades nas escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil (creches) a partir do dia 23

545
Crédito: Rodrigo Angeli / divulgação

Diante da necessidade de adoção de medidas imediatas visando a contenção da propagação do Coronavírus e a responsabilidade em resguardar a saúde da população, o Governo de Estrela vai suspender as atividades das escolas de Educação Infantil (creches) e de Ensino Fundamental a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março. A paralisação é pelo prazo de 15 dias, podendo ser reavaliada. Esta e outras medidas constam em decreto editado nesta terça-feira (17/03) pelo Executivo, que suspende também, por 30 dias, eventos com aglomeração de pessoas em espaços públicos, e o adiamento, suspensão ou cancelamento de eventos em locais fechados.

Ainda na educação, as crianças e jovens atendidos no contraturno, como no Sesi e Projeto Integração, terão atividades somente até esta quarta-feira (18). Na quinta e sexta-feira aulas só no horário normal da escola. O retorno às salas de aula na rede municipal fica agendado inicialmente para o dia 7 de abril, mas poderá ser postergado. 

O Governo também criou o Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus para atendimento à população, preferencialmente nos seus domicílios, a fim de evitar deslocamentos às unidades de saúde, em especial ao pronto-socorro. Este comitê se reunirá diariamente para acompanhar e avaliar a evolução do vírus no município e medidas a serem tomadas, divulgando, por meio das redes sociais da prefeitura, informações oficiais a respeito. Tanto a Secretaria da Saúde quanto o hospital fizeram um Plano de Contingenciamento para a prevenção e atendimentos relacionados ao Coronavírus.

As pessoas que tiverem dúvidas sobre a doença ou que acharem que estão com os sintomas, podem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde. Os telefones disponibilizados são (51) 3981-1136 e (51) 3981-1042, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. 

Eventos suspensos

Eventos e atividades programados pelas secretarias municipais já foram suspensos. Os Jogos Intercomunitários de Estrela, Projeto Vida Saudável e os Projetos Sociais da Secretaria de Esportes e Lazer estão paralisadas até abril. O Parque Princesa do Vale será fechado ao público a partir da próxima segunda-feira (23), inicialmente por 15 dias. Da mesma forma estão suspensos os encontros do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie). As atividades ficarão paralisadas por tempo indeterminado, principalmente por envolver um público que é mais vulnerável ao Coronavírus.A Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart) cancelou o 27º Bazar do Artesanato de Páscoa, que seria realizado neste final de semana (20, 21 e 22 de março), no Centro Comunitário Cristo Rei. Também em função das precauções que precisam ser tomadas neste momento, o 1º Festival de Música de Estrela não será realizado no próximo domingo, 22 de março.

Aposentados e pensionistas

Já a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Seadrh) determinou que a chamada “Prova de vida”, exigida a aposentados e pensionistas uma vez por ano, no mês de aniversário, para atualização do cadastro junto ao Fundo de Previdência dos Servidores Públicos de Estrela (Funprev), está dispensada pelos próximos 90 dias. A medida também visa evitar o deslocamento das pessoas de mais idade. Mais informações pelo telefone 3981-1031.

- publicidade -