Lajeado tem quatro novos casos suspeitos de coronavírus

347

Na manhã desta quarta-feira (18/03), nova reunião do Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus – Lajeado definiu novas restrições para o município de Lajeado. Participaram representantes da Prefeitura de Lajeado, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Hospital Bruno Born (HBB), UPA, Unimed, Univates,, Defesa Civil e Judiciário. Novo decreto municipal com as decisões e restrições será publicado nesta quarta-feira.

Os temas abordados no encontro e as decisões tomadas foram:

– Aulas nas escolas da rede municipal

As aulas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) serão suspensas a partir de segunda-feira, 23/03. Os Projetos Vida também ficam suspensos. Já a partir desta quarta-feira, 18/03, a frequência não é mais obrigatória, e as famílias que já puderem permanecer com as crianças em casa podem fazê-lo sem prejuízos ao boletim de frequência. Alerta-se para o cuidado de não deixar as crianças sob supervisão dos avós por serem a população mais suscetível à doença. A suspensão do atendimento vale também para as vagas compradas nas escolas privadas, então famílias que estão com os filhos nestas escolas não deverão mais levá-los. O objetivo da medida é evitar que as salas de aula com alunos sejam fonte de ampliação da contaminação.

Os professores e funcionários do município que atuam nas escolas poderão permanecer em casa, e ficam à disposição da prefeitura. O decreto com a decisão será publicado nesta quarta-feira e, para a educação, a validade da suspensão é inicialmente de 14 dias.

Casos suspeitos em avaliação em Lajeado

Lajeado tem quatro novos casos suspeitos de contaminação por coronavírus em avaliação. Os exames foram coletados e encaminhados para exame em Porto Alegre.

O quadro atual no dia 18/03, às 12h17, é este:

Casos notificados (total)Casos descartadosCasos em investigaçãoCasos confirmados
11 (4 novos)470

Neste momento, o critério para o caso ser considerado suspeito permanecem os mesmos dos últimos dias:

– Pessoa que tenha viajado ao exterior (qualquer país) nos últimos 14 dias ou tido contato com algum caso suspeito

– Além da viagem, a pessoa também deve apresentar algum destes sintomas:

– Febre de pelo menos 37,8C

– Sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar

IMPORTANTE: se a pessoa se considera um caso suspeito, a orientação é que já se isole o máximo possível, de preferência em casa, e não tenha contato com outras pessoas para evitar a contaminação. Ela não deve ir ao hospital ou à UPA neste momento, mas seguir os passos abaixo.

O que o caso suspeito deverá fazer

A pessoa deverá:

– Ligar para a Central de Atendimento 24h do município nos celulares (51) 99911-3609 ou (51) 99571-3309

– O caso será avaliado pela equipe de saúde, que fará a orientação, os encaminhamentos necessários e a coleta de exames, se for o caso

IMPORTANTE: esta orientação poderá mudar a qualquer momento, dependendo da reavaliação das condições e do monitoramento da doença no dia a dia.

Espaços municipais com atividades suspensas a partir desta quinta-feira:

O decreto também suspende as atividades e o atendimento ao público nos seguintes prédios públicos:

– Casa de Cultura

– Biblioteca Municipal de Lajeado

– Ginásios esportivos e de escolas

– Ginásios e pavilhões do Parque do Imigrante, do Ginásio Professor Nelson Brancher (Claudião) e Centro Esportivo Municipal Mário Lampert

– Jardim Botânico

– Parque Histórico

Isolamento domiciliar após viagens

O município recomenda a realização de isolamento domiciliar para os viajantes que estiverem retornando do exterior e de regiões endêmicas do Brasil.

Período do isolamento:

– 7 dias se a pessoa não apresentar nenhum sintoma ao voltar

– 14 dias se a pessoa tiver qualquer sintoma ao voltar. Neste caso, a pessoa deverá ligar para os telefones da Central de Atendimento 24h para receber orientação.

- publicidade -