Vacinação domiciliar contra a gripe será retomada na segunda-feira em Teutônia

Sete equipes volantes aplicarão a vacina para idosos a domicílio no Bairro Canabarro, gradativamente. A vacinação no interior ocorrerá em data a ser definida. Assim como em anos anteriores, remessa de doses pelo Estado e Ministério da Saúde é semanal e em pouca quantidade

722
Vacinação dos idosos ocorre de forma domiciliar / Crédito: Paulo Sérgio Rosa / divulgação

A partir das 8h de segunda-feira (30/03), será dada continuidade à vacinação domiciliar contra gripe (Influenza) em Teutônia, para o público-alvo da primeira fase da campanha. Será dada continuidade à imunização no Bairro Canabarro, partindo do Loteamento 8 (que teve a vacinação concluída nesta sexta-feira) em direção às outras regiões. Para o interior, uma data ainda será definida.

As residências com idosos devem estar identificadas com um lenço vermelho em local visível, facilitando a localização por parte das equipes de saúde. Um carro som já está passando nas localidades contempladas anunciando a vacinação. Abaixo, seguem os roteiros de vacinação contra a gripe, lembrando que vacinação ocorrerá conforme disponibilidade das doses.

A primeira fase contempla profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais de idade, sendo que a vacinação iniciou no dia 23 e, conforme disponibilidade das doses pelo Estado e Ministério da Saúde, foi seguindo até a conclusão do Loteamento 8 e, também, dos lares de idosos. Até o momento, o Município recebeu 1.920 doses, sendo que até o final de quinta-feira 938 pessoas já foram imunizadas, num universo total de 3.873 que fazem parte do público-alvo da primeira fase. Os números desta sexta-feira ainda não haviam sido computados até o fechamento desta matéria.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação à domicílio foi a forma segura encontrada, para evitar aglomerações de pessoas devido às medidas de contenção ao novo coronavírus. Gradativamente, conforme as doses vão sendo disponibilizadas, as demais regiões vão sendo contempladas. A vacinação da primeira fase vai até o dia 15 de abril, sendo que a intenção é imunizar praticamente 100% primeiro público-alvo até lá. Assim como em anos anteriores, remessa de doses pelo Estado e Ministério da Saúde é semanal e em pouca quantidade.

Sobre a vacinação no interior, uma data será definida nos próximos dias, para que os idosos de todas as localidades sejam vacinados no mesmo dia e, para isso, é preciso ter o quantitativo de doses suficientes. “Pedimos a compreensão dos idosos. Todos serão vacinados até o final da campanha”, coloca a Vigilância Epidemiológica.

O público alvo total de Teutônia representa 8.918 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas na terceira fase da campanha.

Durante o período de campanha, que segue até o dia 22 de maio, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários. O Dia D será dia 9 de maio. Solicita-se que as pessoas apresentem, no momento da vacinação, o documento de identificação e a carteirinha de vacinação para colocar em dia as vacinas atrasadas. Para as gestantes, solicita-se também que apresentem o cartão da gestante.

Roteiro de vacinação 30/03
Segue o roteiro de vacinação domiciliar desta segunda-feira (30/03). Lembrando que a vacinação ocorrerá conforme disponibilidade das doses. Em algumas ruas, estão contemplados também os arredores ou vias transversais.

  • Roteiro 1: no Loteamento Arco-Íris, ruas Nossa Senhora do Rosário, Lauro Rollof e das Laranjeiras; no loteamento novo no acesso à Linha Ribeiro, ruas 194 e 215, com as transversais; na Vila Esperança, da rua 17 de Junho até a ferrovia;
  • Roteiro 2: ruas 17 de Junho, Carlos Arnt, Tiradentes até a ERS-128 (Via Láctea);
  • Roteiro 3: ruas 31 de março, Tiradentes, Carlos Arnt, até a divisa com Paverama;
  • Roteiro 4: ruas Ernani Júlio Sippel (Posses), 31 de Março, Tiradentes até a ERS-128 (Via Láctea);
  • Roteiro 5: Rua Carlos Arnt até a Rua Edmundo Hauenstein, até a Rua Erno Beckmann, até a Avenida, até o posto de gasolina e vai costeando a ferrovia;
  • Roteiro 6: Rua Alfredo Horst com a Carlos Arnt até a Rua Edmundo Hauenstein, até a Rua Osvaldo Dienstmann até a Rua Duque de Caxias;
  • Roteiro 7: Rua Duque de Caxias até a Helmuth Dickel, Afonso Henrique Lindemann até o final, volta pela Ewaldo Schaeffer até a Rua Otterno Schaeffer.

Fases da vacinação
A vacinação contra a gripe terá as seguintes fases:

1ª FASE – 23 de março a 15 de abril – 3.873 pessoas
– Idosos (60 anos ou mais de idade) – vacinação domiciliar
– Trabalhadores da saúde

2ª FASE – 16 de abril a 8 de maio – 1.355 pessoas
– Professores das escolas públicas e privadas
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

3ª FASE – a partir do dia 9 de maio – 3.690 pessoas
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Gestantes
– Puérperas
– Povos indígenas
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional
– Adultos de 55 a 59 anos de idade

- publicidade -