Vacinação contra a gripe no interior inicia nesta quinta-feira em Teutônia

413

Teutônia inicia nesta quinta-feira (09/04), a vacinação contra gripe para idosos no interior, sendo Linha Clara, Linha Pontes Filho, Linha Catarina, Linha Gamela e Linha Capivara as primeiras localidades contempladas. Na área urbana, vacinação já ocorreu nos bairros Canabarro e Teutônia, sendo que o Bairro Languiru deve ser concluído nesta quarta-feira (08/04). Solicita-se que as residências onde há idosos sejam identificadas com lenço vermelho em local visível.

Diferente da área urbana, onde a vacinação é domiciliar, no interior a vacinação ocorrerá em pontos pré-definidos, como centros comunitários ou escolas. Neste locais, há opção de se realizar a vacinação no formato drive-thru, isto é, não havendo a necessidade de descer do veículo para ser imunizado. Cada localidade terá um turno em que será aplicada a vacina.

Nesta quinta-feira, a vacinação será da seguinte forma:
-Linha Pontes Filho, das 8h às 11h, junto ao ginásio da comunidade;
-Linha Capivara, das 9h às 11h, no salão da comunidade;
-Linha Clara, das 13h às 16h, na Escola Municipal Dom Pedro I;
-Linha Catarina/Linha Gamela, das 13h às 16h, no ginásio da Linha Catarina.

As demais localidades serão contempladas gradativamente conforme disponibilidade das doses por parte do Ministério da Saúde. Solicita-se que os idosos não se desloquem até os postos de saúde, para evitar aglomerações de pessoas. Se houver pessoas acamadas ou que não podem se deslocar até os locais de vacinação, as equipes devem ser comunicadas no dia da imunização.

Na área urbana, a vacinação tem seguido de forma gradativa, à domicílio. Nos Bairros Canabarro e Teutônia, a vacinação já foi concluída. Se algum idoso não foi vacinado, este deve fazer contato, por telefone, com sua unidade de saúde de referência, para as equipes de saúde possam elaborar uma estratégia para vacinar estas pessoas. Os contatos são os seguintes: Centro Avançado de Saúde, 3762-7800; ESF Morada do Sol, 3762-8436; e Posto de Saúde do Bairro Teutônia, 3762-6031.

No Bairro Languiru, a intenção é concluir a vacinação até esta quarta-feira. Em seguida, os bairros Alesgut e Centro Administrativo devem ser contemplados. Lembrando que a vacinação ocorre conforme a disponibilidade de doses.

Até o momento, Teutônia recebeu 3.830 doses da vacina. Já foram imunizados 2.722 idosos e profissionais da saúde, públicos-alvos da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que segue até o dia 15 de abril, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Na semana passada, o Ministério Saúde fez alterações nos públicos-alvos e as fases que cada público será contemplado no calendário de imunização. A segunda fase da campanha inicia dia 16 de abril e incluiu caminhoneiros e motoristas de transportes coletivo no grupo prioritário.

Além dessas categorias, a segunda fase contempla doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento. Com a mudança, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase. Sendo assim, as segunda e terceira fases contemplam os seguintes grupos prioritários:

2ª FASE – 16 de abril a 8 de maio
– Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
3ª FASE – a partir do dia 9 de maio
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Gestantes
– Puérperas
– Povos indígenas
– Professores das escolas públicas e privadas
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional
– Adultos de 55 a 59 anos de idade

O público alvo total de Teutônia representa 8.918 pessoas (sem contar os caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos). A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas na terceira fase da campanha.

Durante o período de campanha, que segue até o dia 22 de maio, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários. O Dia D será dia 9 de maio. Solicita-se que as pessoas apresentem, no momento da vacinação, o documento de identificação e a carteirinha de vacinação. Para as gestantes, solicita-se também que apresentem o cartão da gestante.

- publicidade -