Pessoas com sintomas gripais descumprem quarentena em Teutônia

Ao descumprir recomendação médica, pacientes colocam em risco os demais munícipes e infringem a Lei Federal nº 13.979/2020

6170
Vigilância Sanitária e Brigada Militar procuram pessoas que descumprem a quarentena por estarem com sintomas gripais

Por volta das 16h da tarde desta quinta-feira (09/04), a Vigilância Sanitária (Visa) e a Brigada Militar (BM) foram conferir o comportamento de pessoas que deveriam estar em quarentena, pois consultaram com o médico, apresentaram sinais e sintomas gripais, receberam atestado e tiveram a recomendações de isolamento.

De acordo com a Visa, havia pessoas que não estavam cumprindo as medidas sanitárias de enfrentamento ao Coronavírus em Teutônia. “A partir do não atendimento das ligações que a Vigilância Epidemiológica faz, existe uma lista de suspeitos que são e serão procurados”, explica o coordenador da VISA, Evandro de Borba.

E na tarde desta quinta-feira já foi abordado 01 caso suspeito. Partindo do princípio que tais munícipes estão colocando os demais (coletividade) em risco, a equipe vai ao encontro dessas pessoas, com base no parágrafo 4° do artigo 3° da Lei Federal nº 13.979/2020.

A meta é fazer com que essas pessoas em quarentena cumpram as seguintes medidas:
a) Telefones ligados para que a equipe de Vigilância Epidemiológica possa entrar em contato para saber da situação de saúde do caso suspeito;
b) Quarentena de 14 dias para os casos sintomáticos, contados da data da consulta médica;
c) Quarentena de 7 dias para os munícipes Assintomáticos que estiveram em outros locais com casos confirmados.

“O objetivo é continuar o monitoramento e evitar possíveis contaminações da população em geral”, explica Borba. Se houver denúncias de pessoas em descumprimento da quarentena recomendada pelos médicos, as pessoas devem contatar a Vigilância Sanitária pelo telefone 3762-7820.

A recomendação da Visa para quem está com sinais e sintomas e recebeu orientações médicas de isolamento, que entre em contato com a Vigilância Epidemiológica de Teutônia para manter-se seguro, orientado e atualizado.

- publicidade -