Univates e Prefeitura de Lajeado iniciam coleta de dados para pesquisa sobre Covid-19 neste sábado

Capacitação das pessoas que irão aplicar a pesquisa ocorreu no último domingo

703
Crédito: divulgação

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Prefeitura Municipal de Lajeado iniciam neste sábado (30/05), a pesquisa Testa Lajeado, que tem como objetivo identificar os indicadores e o perfil da infecção por Covid-19 na população do município. A coleta deve ocorrer por até seis dias, ou seja, até quinta-feira (04/06). No último domingo, cerca de 100 pessoas que irão coletar os dados foram capacitadas em evento que contou com a participação do prefeito Marcelo Caumo e da equipe de professores que realizam a pesquisa. 

Durante a capacitação, foram apresentados os objetivos e as metodologias adotados na pesquisa, por exemplo, a maneira pela qual os domicílios serão selecionados de forma aleatória e sobre o sigilo dos dados. A capacitação também abordou o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que garantem a segurança da população e de quem está aplicando a pesquisa.

Para a coleta de dados, as duplas formadas por um estudante e um funcionário da Univates serão acompanhadas por um agente de saúde vinculado à Secretaria de Saúde de Lajeado. Os participantes serão devidamente identificados com crachás do Testa Lajeado. Eles irão realizar o teste rápido com uma gota de sangue extraída da ponta do dedo, que irá identificar a população imunizada contra o novo coronavírus. Esses resultados ajudam a indicar a prevalência da doença e auxiliam nas medidas de prevenção e controle no município. A coleta de dados também consiste na aplicação de um breve questionário sobre a situação sociodemográfica, fatores de risco associados (comorbidades) e práticas de distanciamento social.

Para a estudante do curso de Medicina Andreia Scapini, o interesse em colaborar com a pesquisa surgiu desde o início da divulgação. “Além de ser uma das pesquisas com maior número de testagem para coronavírus no Brasil, é uma oportunidade única para os estudantes aprenderem mais sobre o vírus e adquirirem novas experiências a partir do momento atual da pandemia que estamos vivendo, afinal, futuramente, lidarei com as mais diversas situações”, afirma.

A atividade de capacitação também incluiu uma apresentação sobre a história do vírus, formas de transmissão e proteção, sintomas e evolução da doença. O projeto foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) na última quarta-feira, dia 27.

Como vai funcionar a pesquisa

A coleta de dados será realizada em 50 setores censitários de Lajeado, que é a divisão que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adota para a realização de pesquisas, de forma que cada setor censitário é definido de acordo com o número de habitantes para que seja mantido um padrão. Dessa forma, as informações poderão ser cruzadas com outras pesquisas sociodemográficas. Para a coleta, estudantes da área da saúde e funcionários da Univates, devidamente identificados com crachá, irão em duplas até os domicílios para coletar os dados.

As residências serão escolhidas aleatoriamente e, em cada uma, será testada uma pessoa por meio da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Ao aceitar participar, o munícipe também irá responder a um breve questionário sobre a situação sociodemográfica, fatores de risco associados (comorbidades) e práticas de distanciamento social. Se o caso for positivo para Covid-19, os demais moradores da residência serão testados e será comunicado à Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde. Os dados da pessoa permanecerão em sigilo.

Cronograma

1ª coleta: semana de 27/05
2ª coleta: semana de 11/06
3ª coleta: semana de 25/06

- publicidade -